Contraposição de dissonâncias, XVI, de Theo Van
Doesburg
Theo Van Doesburg (30/08/1883 - 07/03/1931) foi um artista plástico, designer gráfico, poeta e arquiteto neerlandês.
Associado ao Dadaísmo, ao Concretismo e ao Neoplasticismo holandês, e mais conhecido como um dos fundadores e líderes do "De Stijl", foi professor na Bauhaus e produziu poemas fonéticos.
Van Doesburg era ávido pela prática de atividades variadas e famoso na vanguarda européia por participar dos movimentos dadaísta, Bauhaus, arte concreta e abstração-criação. Junto com Piet Mondrian, o artista se influenciou, criando pinturas abstratas cruzadas por linhas verticais e horizontais com uma paleta de cores limitada.
No entanto, a partir de 1924, o artista começou a usar diagonais em sua obra, afirmando que a grade diagonal cria uma tensão dinâmica entre o formato retilíneo da tela e a sua composição. Para ele, essa foi uma inovação que o libertou das verticais e horizontais presas a terra, usadas pelo movimento De Stijl.
Van Doesburg batizou essa nova fase de "elementarismo" De Stijl e publicou um manifesto sobre isso no ano de 1926. A mudança de abordagem do artista provocou uma rixa temporária com Mondrian, que entendeu que o amigo não obedecia mais os princípios do neoplasticismo. Foi por esse motivo que Mondrian abandonou o De Stijl.
3 detalhes de "Contraposição de dissonâncias, XVI" se destacam:
1 - Bordas cortadas
Muitas formas quadradas e retangulares aparecem na obra de forma incompleta. Todas parecem cortadas pelos limites da tela. Essa falta de coesão visual é deliberada, já que o artista quer que o espectador participe e resolva a tensão criada pela anomalia visual que parece contrária à expectativa de espaço.
2 - Diagonal axis
Os artistas do De Stijl empregavam em suas obras geometria e fórmulas matemáticas, com o objetivo de criar coesão. Uma linha reta preta corta a tela do alto à direita até a parte inferior na esquerda e forma um eixo diagonal que divide a pintura em duas.
3 - Retângulo amarelo
O retângulo amarelo é a nota dissonante na paleta de cores limitada de Van Doesburg. Os artistas do De Stijl, que se influenciavam no jazz e na música erudita contemporânea, usavam os contrastes de cores para criar equivalentes visuais de notas ou acordes dissonantes que ouviam. Além disso, foram inspirados por formas geométricas e procuravam criar obras que rejeitassem o uso do simbolismo e da representação de formas naturais orgânicas.
Ficha Técnica: Contraposição de dissonâncias, XVI
Autor: Theo Van Doesburg
Onde ver: Gemeentemuseum, Haia, Holanda
Ano: 1925
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 1,00m x 1,80m
Movimento: De Stijl.
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