A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio
O afresco, de proporções monumentais, representa um encontro imaginário de sábios e filósofos clássicos. |
Rafael Sanzio (06/04/1483 - 06/04/1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Conhecido também por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino. Junto com Michelangelo e Leonrado da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro, transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício.
Rafael e seus assistentes ficaram encarregados da decoração das quatro grandiosas salas em 1508 e continuaram o trabalho sob o sucessor de Júlio, Leão X. No entanto, Rafael morreu antes da conclusão das obras.
O afresco, de grandes proporções, representa um encontro imaginário de sábios e filósofos clássicos. A obra fica localizada acima da altura da cabeça na "Stanza della Segnatura", de teto abobadado. As poses graciosas, assim como o movimento e a expressividade das figuras foram alcançadas após centenas de estudos e esboços detalhados criados por Rafael. Outra característica notável é a harmonia da composição.
Como a "Stanza della Segnature" era usada como biblioteca e escritório do Papa, o tema dos afrescos é a busca da verdade e da sabedoria. A Escola de Atenas representa o esforço para alcançar a verdade racional por meio da filosofia. As figuras dos dois grandes filósofos gregos, Platão e Aristóteles, são fundamentais na composição da imagem.
5 detalhes de "A Escola de Atenas" se destacam:
1 - Platão e Aristóteles
Os dois grandes filósofos gregos representam a filosofia teórica e natural. Sob o braço direito, Platão carrega Timeu, um de seus diálogos. O filósofo acreditava que um mundo de formas ideais existia além do universo material e por isso foi retratado apontando para o céu. Platão se parece com Da Vinci, contemporâneo de Rafael, a quem o pintor está rendendo tributo. Já Aristóteles segura sua famosa Ética e gesticula em direção ao chão, já que acreditava que o conhecimento só é alcançado por meio da observação empírica do mundo material.
2 - Heráclito
A linguagem corporal expressiva de Heráclito lhe dá um ar de melancolia. O filósofo grego pré-socrático era comumente chamado de "filósofo chorão" e é representado apoiado em um banco de mármore, onde parece escrever pensamentos sombrios numa folha. A figura é um retrato de Michelangelo, ouro contemporâneo de Rafael que trabalhava próximo, pintando o teto da Capela Sistina.
3 - Euclides
Inclinado, demonstrando um exercício matemático com um compasso, o matemático grego Euclides, considerado o pai da Geometria, aparece cercado por um grupo de jovens. A figura é um retrato do arquiteto Bramante.
4 - Pitágoras
No lado oposto a Euclides é possível identificar o célebre filósofo e matemático. Assim como Euclides, o matemático é atentamente observado por um grupo de alunos, enquanto demonstra teorias de geometria.
5 - Zoroastro e Ptolomeu
Ao juntar em uma mesma obra as maiores mentes da filosofia, Rafael teve a oportunidade de representar discussões que nunca poderiam ter acontecido. Uma delas foi a de Zoroastro, profeta e filósofo da antiga Pérsia, com Ptolomeu, matemático, geógrafo e astrônomo grego. Ptolomeu acreditava que a Terra era o centro do universo e por isso foi representado com um globo terrestre na mão esquerda, enquanto Zoroastro segura uma esfera celeste.
Ficha Técnica: A Escola de Atenas
Autor: Rafael Sanzio
Onde ver: Vaticano, Roma, Itália
Ano: 1509 - 1511
Técnica: Afresco
Tamanho: 500cm x 770cm
Movimento: Renascimento
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