Os Embaixadores, de Hans Holbein, O Jovem
Hans Holbein, o Jovem (1497 - 29/11/1543) foi um pintor alemão, um dos mestres do retrato no Renascimento e desenhista de xilogravuras, vidrarias e peças de joalheria. Nasceu em Augsburgo e desde muito pequeno estudou pintura com seu pai Hans Holbein, o Velho, reconhecido artista dentro da tradição flamenca, notável por seus retratos. Hans Holbein, o Jovem trabalhou como ilustrador de livros também, realizando xilogravuras para as portadas de várias obras e uma série de esboços a tinta para O elogio da loucura de Erasmo de Rotterdam.
O quadro de hoje apresenta dois modelos de corpo inteiro, olhando diretamente para o observador fora da composição. Os jovens tem os braços apoiados de modo senhorial em um móvel de prateleiras para ornamentos e atraem de imediato a atenção. As vestes pesadas, assim como a seleção de objetos e a postura confiante de ambos são sinais de sua riqueza, cultura e status.
A obra foi encomendada por Jean de Dinteville, o homem da esquerda. O dono da obra é representado ao lado de seu amigo Georges de Selve, bispo de Labaur.
Na época era comum retratar homens cultos com seus livros e objetos pessoais, mas "Os Embaixadores" torna-se ainda mais notável devido à atenção aos detalhes e à quantidade de informações que concentra. Os objetos da prateleira de cima remetem aos interesses científicos, enquanto os da prateleira inferior são referências à outras áreas de interesse intelectual.
O elemento mais inusitado da pintura é o estranho disco distorcido colocado em ângulo no primeiro plano entre os dois homens. A imagem é um crânio esticado que se torna reconhecível quando a pintura é vista de um ponto na direita. Esse elemento enfatiza a transitoriedade da vida.
4 detalhes de Os Embaixadores se destacam:
1 - Jean de Dinteville
O nobre francês usa um casaco pesado com forro de pele. A textura foi representada detalhadamente e há um brilho presente na seda rosa por baixo do casaco. No chapéu há um crânio, insígnia pessoal de Dinteville. A corrente de ouro ostenta o pingente de uma alta ordem de cavalaria.
2 - O amigo
Georges de Selve era um erudito clássico e se tornou bispo de Lavaur. Ele foi enviado a diversos países europeus como embaixador e estava em Londres quando o quadro, que celebra a viagem, foi pintado.
3 - Livro
O texto em latim escrito na borda das páginas do livro sob o braço direito de George de Selve diz "AETATIS SUAE 25". Essa inscrição informa a idade do modelo, 25 anos.
4 - Adaga
Da mesma maneira, a adaga que Dinteville segura tem os dizeres "AET. SUAE 29", uma referência aos 29 anos do modelo. O instrumento é uma faca ornamental, cerimonial, não destinada à luta.
Ficha Técnica: Os Embaixadores
Autor: Hans Holbein, o Jovem
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1553
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 207cm x 209,5cm
Movimento: Renascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário