terça-feira, 4 de dezembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

Duas Mulheres na Rua, de Ernst Ludwig Kirchner

A obra faz parte de uma série de pinturas inspiradas em cenas das ruas de Berlim.

Ernst Ludwig Kirchner (1880 - 1938) foi um pintor expressionista alemão. Foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista "Die Brücke". Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, a fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade.
Foi o integrante de maior expressão do "Die Brücke" (a ponte), grupo formado em 1905 por quatro estudantes de arquitetura, cujo principal ideal era libertar a arte dos valores formais e tradicionais. A xilogravura foi uma técnica muito utilizada pelo grupo e ele era o executor das xilogravuras para os cartazes e catálogos de "Brücke", técnica que Ernst aprendeu aos 15 anos com seu pai. Em 1913, o grupo se dissolveu e cada artista seguiu seu caminho dentro da arte.
A bidimensionalidade e a simplicidade são marcas do artista, evidentes nas combinações simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos. Sua emoção e tormento individual são expostos em seus trabalhos pelo tipo de pincelada curta e agressiva. Além da influência do fauvismo, revelada na exploração das cores, e do cubismo, evidente na geometrização das formas, o pintor também foi influenciado pelo pós-impressionismo, sobretudo por Van Gogh.
O mundo em torno do artista era tema de seus trabalhos: vista de cidade, paisagens, retratos de seus companheiros, o corpo humano nu e cenas de circo. Em 1911 muda-se para Berlim e o pintor explorou em seus trabalhos a experiência numa metrópole moderna. As cenas urbanas se fizeram muito presentes nas obras do artista, revelando um aspecto de movimento. Em 1938, sozinho e doente, o pintor se suicida.
Nessa obra especificamente, o pintor enfoca as mulheres que, vestidas com peles e chapéu de penas, apresentam um novo espírito de independência e sensualidade fria.
A angulosidade do desenho e o seu sombreamento cruzado ressaltam o senso de movimento da obra, que se torna ainda mais aparente devido à forma triangular e simplificada que o artista  confere aos rostos das mulheres. As formas, que lembram máscaras, revelam a admiração de Ernst pelo primitivismo.
O sujeito da pintura se estende de alto a baixo da tela, sem referências ao horizonte e com uma perspectiva bastante limitada. Não há espaço para que o olhar do espectador viaje, exceto por trás dos profundos decotes em V que as mulheres usam, assim como suas cabeças teatralmente adornadas.
Ernst usou cores vibrantes, não naturalistas e pinceladas curtas e agressiva, para retratar os hedonistas da cidade e os casais de classe média que passeavam.



4 detalhes de "Duas Mulheres na Rua" se destacam:


1 - Cores vibrantes
As cores luminosas e ácidas, são enfatizadas pelo estilo do desenho extremamente expressivo e suas pinceladas visíveis. O uso de uma paleta limitada a tons verde, amarelo, rosa e preto é típico desse período, bem como dos artistas impressionistas.


2 - Mulheres angulosas
As mulheres são retratadas com rostos angulosos e alongados, características bem delineadas. O pintor explicou que esse estilo refletia a mulher em sua vida, Erna Schilling.


3 - Arco cor-de-rosa
O arco rosa é essencial para a composição equilibrada da pintura. O arco funciona como uma lembrança de lugar e representa a faceta dos grandiosos edifícios de Berlim. As roupas das mulheres nesta obra também aparecem de forma escultura e quase arquitetônica.


4 - Características essenciais da obra apresentada
Os lábios e as mãos das mulheres retratadas são enfatizados porque essas características são essenciais ao ressaltar a carga sexual noturna das ruas. Além disso, seus sujeitos receberam características faciais individuais que vão além da pele amarelada e das formas que lembram máscaras.




Ficha Técnica: "Duas Mulheres na Rua"

Autor: Ernst Ludwig Kirchner
Onde ver: Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düseldorf, Alemanha
Ano: 1914
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 120,5cm x 91cm
Movimento: Expressionismo Alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário