A Estação Saint-Lazare, de Claude Monet
A tela sugere o agito dos passageiros e o movimento constante dos trens. Além disso ainda reflete as conquistas tecnológicas da ferrovia. |
Oscar-Claude Monet (14/11/1840 - 05/12/1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do sol" - eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha".
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
A tela de hoje sugere o agito dos passageiros e o movimento constante dos trens. Além disso ainda reflete as conquistas tecnológicas da ferrovia e apresenta a energia e o entusiasmo que caracterizam a experiência relativamente nova de viajar de trem.
As cores e pinceladas do pintor intensificam o movimento e as texturas do vapor e da fumaça das locomotivas, ao mesmo tempo que a luz passa pelo teto de vidro e atinge as plataformas e os trilhos. A tela mostra também a entrada da estação, a curiosa arquitetura das construções de uma grande avenida.
3 detalhes de A Estação Saint-Lazare se destacam:
1 - Técnica
A técnica impressionista é usada para desfocar o fundo, ao misturar a fumaça branca e azul e adicionar tons de bege ao edifícios. As texturas e espessuras da tinta ainda enfatizam a transitoriedade do vapor e da fumaça.
2 - Cores suaves
As cores suaves apresentadas na tela raramente incluem tons de marrom ou preto. Entretanto, todas elas decorrem de misturas complexas e acabam por conferir intensidade ao conjunto.
3 - Profundidade
Para conseguir profundidade e vivacidade na cena, Monet utilizou pinceladas de vermelho e azul-turquesa na etapa final da composição da obra.
Ficha Técnica: A Estação Saint-Lazare
Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França
Ano: 1877
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 75cm x 104cm
Movimento: Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário