A Primeira Bailarina, de Edgar Degas
Na obra apresentada, a bailarina parece que voa e o ambiente em torno dela é inspirador e implacável ao mesmo tempo. |
Edgar Hilaire Germain Degas (19/07/1834 - 27/09/1917) foi um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, majoritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista. Muitos dos seus trabalhos se conservam hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.
Na obra apresentada hoje a bailarina parece que voa e o ambiente em torno dela é inspirador e implacável ao mesmo tempo. É possível ver na obra uma espécie de negação ao seu estilo impressionista, um momento de quebra de dogmas da técnica que garantiu o sucesso de Degas. Isso fica aparente com os tons quentes.
Segundo interpretações da obra, a moça representada é uma jovem artista de recursos parcos, que vem de uma família "de miséria", com uma irmã prostituta. A própria jovem teria vendido o corpo como sustento para a vida artística.
Ao retratá-la, Degas expõe uma espécie de crítica a hipocrisia da sociedade aristocrática parisiense, que cultiva a futilidade como uma tela de realidade, pintando a vida, com cores diferentes dos contos de fadas. No rosto de uma bailarina que deixou de conseguir sonhar e ser criança.
Ficha Técnica: A Primeira Bailarina
Autor: Edgar Degas
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França.
Ano: 1878
Técnica: Pastel
Tamanho: 58 x 42 cm
Movimento: Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário