segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

O Baile, de Paula Rego

Com dimensões épicas, "O Baile" parece ter referência autobiográfica, proveniente da criação portuguesa de Paula.

Maria Paula Figueiroa Rego (26/01/1935) é uma pintora portuguesa.
A obra acima foi pintada em azuis e cinzas intensos, a cena tem uma luz fantasmagórica que sugere um episódio de sonho ou uma fantasia surrealista. Os dançarinos são baixos, com movimentos e trajes que remetem às tradições folclóricas dos anos 50.
Atrás das personagens, uma construção sinistra, semelhante a uma fortaleza, num afloramento rochoso aumentando o clímax estranho e perturbador da pintura.
Muitas de suas obras se baseiam em contos folclóricos ou de fadas. Outras são imagens ambíguas e incômodas, ligadas às suas lembranças de infância.
Com dimensões épicas, a obra parece ter referência autobiográfica, proveniente da criação portuguesa de Paula. Porém o foco expressivo do quadro é nas mulheres.
A obra representa o ciclo de vida feminino, da infância à maturidade sexual, maternidade e velhice. A composição é parecida com a obra "A Dança da Vida", do pintor surrealista norueguês Edvard Munch, que também mostra grupos de pessoas dançando ao luar, à beira-mar, com uma figura de inocência à esquerda.


4 detalhes de "O Baile" se destacam:


1 - Moça à esquerda
Absorvida na dança, a moça de vestido português talvez represente Paula jovem. Sua roupa branca e sua anágua sugerem inexperiência sexual. Esta figura é maior do que as outras provavelmente para indicar sua importância como personagem principal.


2 - Casal jovem ao meio
O jovem casal dançando de faces coladas transmite uma sensação de nostalgia. Paula deve estar falando de seu próprio passado. O amarelo vivo da mulher se destaca entre as cores escuras e tristes da pintura.


3 - Prédio escuro
A forma simplificada da construção em cima da montanha sugere opressividade e solidez à composição. Seu significado, assim como ocorre com outros elementos da obra, é aberto à interpretações.


4 - Roda da vida
As três figuras dançando em roda com as mãos unidas parecem uma criança, uma mãe e uma avó. Juntas, elas representam as 3 principais fases da vida de uma mulher.




Ficha Técnica: O Baile

Autor: Paula Rego
Onde ver: Tate, Londres, Reino Unido
Ano: 1988
Técnica: Tinta acrílica sobre papel e tela
Tamanho: 212,6cm x 274cm
Movimento: Surrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário