Tempestade de Inverno Sumindo, de Ansel Adams
Uma obra do fotógrafo americano Ansel Adams - "Tempestade de Inverno Sumindo" - tirada no Vale Yosemite - Serra Nevada, Califórnia, faz parte da série de fotos que deixou Adams famoso. |
Ansel Easton Adams (20/02/1902 - 22/04/1984) foi um fotógrafo dos Estados Unidos da América, filho de Charles Hitchcook Adams, um homem de negócios e Olive Bray. Aos doze anos mostra um grande talento musical, aprendendo sozinho a tocar piano. Em 1916 realiza fotografias no Parque Nacional de Yosemite, numa viagem com a família, usando uma Kodak nº 1 Box Brownie que ganhou de presente dos pais. Adams voltaria todo ano lá até o final de sua vida, suas fotografias mais conhecidas são as desse parque.
A foto acima foi tirada durante o período mais criativo e experimental do fotógrafo, e é uma de suas fotografias mais famosas. A imagem mostra o vale logo após uma nevasca, que deixou para trás uma grande quantidade de neve fresca.
O domínio da técnica permitiu ao fotógrafo obter a maior variedade de tons possível em um filme preto e branco. Isso impõe ao aparente caos da tempestade e livra a imagem de elementos supérfluos, intensificando o que ele considera importante. Na época a técnica foi considerada revolucionária.
Na paisagem, Adams convida o espectador a se maravilhar com a beleza estética da natureza, bem como o seu poder. Ao mesmo tempo, a noção de formas abstratas revela que o fotógrafo teve influências modernistas. A fotografia é usada como um meio moderno, com suas qualidades únicas.
4 detalhes de "Tempestade de Inverno Sumindo" se destacam:
1 - Tons de cinza
O fotógrafo controla os tons de cinza no negativo, usando um fotômetro para obter densidades de prata correspondentes à sua "previsualização" da cena. O resultado é uma imagem com inúmeros tons de cinza, branco e preto, que podem ser vistos nas nuvens da tempestade.
2 - Foco aguçado
Adams usa uma abertura focal menor, com a intenção de criar o máximo de profundidade de campo e, assim, garantir que a maior parte da imagem esteja em foco. Esse recurso produz uma imagem límpida, com detalhes claros para o espectador.
3 - Paisagem selvagem
A paisagem é retratada pelo fotógrafo em seu estado quase primitivo: sem pessoas ou qualquer traço de vida moderna. A imagem tem como objetivo homenagear a natureza e celebrar a paixão de Adams pela preservação da vida selvagem americana.
4 - Forma de "U"
Adams coloca uma forma de U no centro da imagem, que conduz o olhar dos espectadores para os rochedos cobertos de neve. As nuvens tempestuosas ganham o mesmo espaço ao desenho pontiagudo da densa floresta em primeiro plano, o que cria um equilíbrio na imagem.
Ficha Técnica: Tempestade de Inverno Sumindo
Autor: Ansel Adams
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1935
Técnica: Impressão em prata coloidal
Tamanho: 38,5cm x 48cm
Movimento: Influenciado pelo Modernismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário