Canção
de Amor, de Giorgio de Chirico
O pintor era influenciado pela filosofia metafísica, especialmente por Kant e Freud. |
Giorgio de Chirico (10/07/1888 - 20/11/1978) também conhecido como Népoli, foi um pintor grego. Fez parte do movimento chamado Pintura metafísica, considerado um precursor do Surrealismo. As fontes das invenções metafísicas, da iconografia e da realidade deslocada de De Chirico são as correntes filosóficas de Nietzche, Schopenhauer e Weininger.
O busto clássico era um motivo recorrente em suas obras - a peça é o foco central na obra apresentada acima. Trata-se de uma cabeça de mármore de Apolo, patrono da música, da poesia e da medicina.
Essa pintura lançou uma inovação importante que chamou muito a atenção de artistas surrealistas posteriores. O busto aparece ao lado de objetos modernos díspares, como uma luva cirúrgica de borracha, uma bola verde e, ao fundo, uma parte de um trem a vapor. Essa falta de semelhança causa uma sensação de absurdo e uma intranquilidade oculta na composição.
O pintor era influenciado pela filosofia metafísica, especialmente por Kant e Freud. Por isso, cada um dos objetos da composição possuem significados simbólicos, como associações pessoais e universais.
3 detalhes de "Canção do Amor" se destacam:
1 - Trem
O trem que aparece ao fundo é uma referência a profissão do pai do artista, ferroviário. No entanto, também foi escolhido para provocar sentimentos nostálgicos no observador.
2 - Luva cirúrgica
Além de oferecer uma pista visual que identifica o busto como Apolo, a luva também tem por função representar a hipocondria do artista, bem como a percepção de uma doença cultural contemporânea, provavelmente a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
3 - Busto de Apolo
A presença de Apolo, juntamente com as suas associações implícitas com a literatura e a arte, e também com a medicina, permitem que a obra seja lida como um confronto entre ideologias históricas e modernas, sejam elas culturais ou científicas.
Ficha Técnica: Canção do Amor
Autor: Giorgio de Chirico
Onde ver: Museum of Modern Art, Nova York, EUA
Ano: 1914
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 73cm x 59cm
Movimento: Surrealismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário