sábado, 6 de julho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Livro de Kells, de artistas desconhecidos

A obra, de artistas desconhecidos, faz parte da Arte Insular.

O manuscrito em velino (couro de bezerro) do Livro de Kells tem 680 páginas e é, basicamente, uma cópia ricamente ilustrada dos quatro evangelhos em latim. Esses evangelhos, por sua vez, são antecedidos por prefácios, resumos das histórias e representações dos trechos.
As origens dos manuscritos são consideradas um mistério. Seu estilo remonta ao século IX, no entanto, os nomes de seus criadores são desconhecidos. O que a maioria dos especialistas acredita é que o livro foi criado na ilha de Iona, costa oeste da Escócia.
O Livro de Kells ainda está inacabado. Algumas teorias que surgem para explicar esse fato dão conta de que o projeto era ambicioso demais. Outras afirmam que talvez seus artífices tenham parecido durante um ataque dos vikings.
A parte do livro mostrada aqui é conhecida como "folha do monograma", pois sua imagem principal é formada pela iniciais "XP", abreviatura para Chi-Ro, nome de Cristo em Grego. A função da página era introduzir o Evangelho segundo Mateus, que descreve a encarnação de Jesus.


4 detalhes de "Livro de Kells" se destacam:


1 - Mariposas e Crisálidas
Perto do topo da página encontram-se duas mariposas, ao lado de uma crisálida. Esses são considerados símbolos religiosos pouco convencionais e referem-se ao tema do nascimento e da renovação. A palavra "generatio" no pé da página significa "o nascimento".


2 - Três anjos
Ao lado direito do monograma aparecem três anjos. A dupla que se encontra abaixo posa longitudinalmente enquanto o terceiro deles segura dois instrumentos usados para afastar insetos da Eucaristia e do Sacerdote.


3 - Cabeça de homem
Cabeças humanas estilizadas eram geralmente usados por artesãos celtas para decorar objetos preciosos. Algumas teorias sugerem que a cabeça mostrada na obra é uma referência a Cristo.


4 - Gatos e camundongos
Dois gatos agarram os rabos de dois roedores que roubam a hóstia. Os felinos também tem as orelhas mordiscadas por um par de camundongos. Os desenhos podem ser alguns dos símbolos da eucaristia espalhados pelo mundo ou apenas um exemplo do bom humor pelo qual a arte insular é conhecida.




Ficha Técnica: Livro de Kells


Autor: Artistas Desconhecidos
Onde ver: Trinity College, Dublin, Irlanda
Ano: 800
Técnica: Página do Monograma, Fólio 34 recto - Manuscrito em Velino
Tamanho: 35cm x 25cm
Movimento: Arte Insular

Nenhum comentário:

Postar um comentário