terça-feira, 16 de julho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Mulher Vestida de Preto na Ópera, de Mary Cassatt

O observador tem a impressão de acompanhar a cena instalado ao lado da moça de binóculos, de maneira que o limite do camarote parece dividir a composição ao meio.

Mary Cassat (22/05/1843 - 14/06/1926) pintora do movimento Impressionista nos Estados Unidos, filha de um banqueiro, jamais de casou ou teve filhos.
Nesta obra, Mary Cassat revolucionou. Uma dama mais velha e elegante, cujo traje escuro a diferencia das glamourosas artistas, observa a cena. Um homem em um camarote ao longe faz esforço para vê-la, mas a dama atua como um "flâneur" - papel que uma senhora de respeito só poderia adotar em público. A mulher observa os espectadores do outro lado do teatro antes do início da apresentação.
O estilo da pintura, bem como a composição, dão destaque à dama, com seus trajes escuros em um camarote pouco iluminado e seu rosto muito bem traçado. Esses elementos contrastam com o auditório opulento e iluminado, bem como os detalhes esboçados da plateia acomodada nos camarotes.
O observador tem a impressão de acompanhar a cena instalado ao lado da moça de binóculos, de maneira que o limite do camarote parece dividir a composição ao meio.



3 detalhes de "Mulher Vestida de Preto na Ópera" se destacam:


1 - Binóculo
Tanto os olhos da mulher como os do homem no camarote distante estão cobertos por binóculos, enquanto os demais rostos são representados sem traços definidos.


2 - Brinco de pérola e luvas
A presença sutil e quase imperceptível do brinco de pérolas e das luvas transparentes reforça o status da dama e ainda lhe confere confiança à sua postura.


3 - Chapéu colorido
O chapéu vermelho vivo que aparece no fundo da imagem confere mais energia à cena, em contraste com o sóbrio preto e branco de grande parte dos vestidos.




Ficha Técnica: Mulher Vestida de Preto na Ópera


Autor: Mary Cassat
Onde ver: Museum of Fine Art, Boston, EUA
Ano: 1880
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 80cm x 64,8cm
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário