quinta-feira, 18 de julho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Retábulo Portinari, de Hugo van der Goes

O retábulo foi encomendado por Tommaso Portinari para a Igreja de Sant' Egídio, no Hospital de Santa Maria Nuova, em Florença.

Hugo van der Goes (1440 - 1482) foi um pintor flamengo. Apesar de não existirem registros, suspeita-se que Goes teria ascendência portuguesa. Foi eleito chefe dos artistas em 1467, casou-se com Maria Maddalena Baroncelli em 1470 e teve dez filhos. Sofria de uma doença mental e retirou-se para um monastério para se recuperar. Foi considerado membro leigo da organização. Tentou suicídio em 1480 e morreu dois anos depois. Suas obras são caracterizadas pela tensão dramática e pela sensação de movimento, unindo os contrastes coloridos aos tons de um realismo calmo.
Esta é a sua obra mais famosa; era comum na época incluir nas obras sacras que eram encomendadas, os retratos de patronos e seus familiares. Aqui Portinari aparece ajoelhado com seus dois filhos no painel esquerdo; no painel direito são retratadas a mulher e a filha de Portinari, também ajoelhadas. As personagens estão cercadas pelos santos que levam o mesmo nome: Santo Antônio e São Tomé à esquerda, Santa Margarida e Maria Madalena à direita.
O retábulo foi encomendado para que Portinari não fosse esquecido, quando deixou Florença. Depois de ser instalada a obra teve uma influência considerável sobre os artistas locais, devido ao seu naturalismo impressionante.
A organização do painel central é incomum e embora se pareça com uma cena tradicional da natividade, a obra é uma glorificação mística da Eucaristia. Os santos são solenes e olham para Cristo, posicionado próximo aos símbolos de seu sacrifício, enquanto os pastores parecem fiéis.
Os anjos, em primeiro plano, usavam vestes eclesiásticas, preparados para celebrar a missa, enquanto, acima da cabeça de um boi, um demônio admira a cena maravilhado. Maria e José aparecem percorrendo o terreno rochoso até Belém e os Reis Magos são retratados no painel da direita.


4 detalhes de "Retábulo Portinari" se destacam:


1 - Pastores
Os pastores e magos são apresentados adorando Cristo na maioria das representações. No entanto, Van Der Goes ressalta de maneira incomum os pastores. Os rostos parecem ter personalidade e individualidade.


2 - Os Reis Magos
Os reis Magos e suas comitivas chegam em caravana. Um cortesão pede informações a um aleijado enquanto, atrás dele, os reis cavalgam lado a lado, viajando em uma paisagem típica do norte.


3 - A filha de Portinari
Os patronos eram retratados em escala menor, com o objetivo de enfatizar a importância deles com relação às personagens sacras. A filha de Portinari, Margarita, aparece acompanhada pela Santa Margarida, identificada por seu símbolo tradicional: o dragão.


4 - Naturezas mortas
Os elementos de naturezas mortas são símbolos da Eucaristia, justificados pela instalação da pintura sobre um altar. O feixe de trigo representa o pão sagrado, as folhas de videira e as uvas no vaso representam o vinho. Os cravos vermelhos representam os pregos ensanguentados da cruz de Cristo.




Ficha Técnica: Retábulo Portinari


Autor: Hugo van der Goes
Onde ver: Galeria Uffizi, Florença, Itália
Ano: 1475
Técnica: Óleo sobre painéis de madeira
Tamanho: 2,53m x 3,04m (painel central) e 2,53m x 1,41m (painéis laterais)
Movimento: Gótico Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário