Banhistas em Asnières, de Georges Seurat
A composição é extremamente equilibrada, com cada elemento disposto de maneira a produzir uma harmonia geral na obra. |
Georges-Pierre Seurat (02/12/1859 - 29/03/1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo. Herdou de seu pai a característica de ser um homem solitário. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre sofrendo assim fortes influências de Rembrandt, Goya e Chavannes. A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria do pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas. Morreu em Paris e a causa de sua morte tem sido atribuída a uma forma de meningite, pneumonia, angina infecciosa e difteria. Seu filho faleceu duas semanas depois com a mesma doença. Seu último trabalho "The Circus" foi deixada inacabada na época de sua morte.
Na obra apresentada hoje, Seurat usou uma paleta limitada para criar uma gama sutil de cores. A composição é extremamente equilibrada, com cada elemento disposto de maneira a produzir uma harmonia geral na obra. A imagem exibe trabalhadores de uma fábrica ao longe se divertindo às margens do Sena, durante uma tarde de verão. A ênfase na descontração fica clara na paisagem iluminada pelo sol e nas atividades à beira do rio. As fortes variações de tom acentuam a atmosfera e a serenidade da cena.
Cada detalhe da cena foi pensado com antecedência. A posição das pessoas, a distância entre os trechos de rio e as margens, a localização da fábrica no horizonte, a escolha dos elementos e o posicionamento deles foram preparados de maneira a manter o equilíbrio perfeito na cena.
3 detalhes de "Banhistas em Asnières" se destacam:
1 - Barco
O barco que aparece ao longe, com três tripulantes e a bandeira foi pintado com detalhes precisos e suas cores se harmonizam com todo o resta da pintura. Todas as cores predominantes na obra aparecem nessa pequena parte, como o azul, o verde e o vermelho. Esse recurso contribui para uma representação relativamente natural.
2 - Reflexo do barco
O reflexo do barco na água foi criado com finas linhas de cor. A intenção de Seurat com isso era captar o movimento lento, bem como o brilho da água.
3 - Banco de areia
Um banco de areia se estende para fora da água juntamente com uma linha fina de grama, que permite identificar todas as pinceladas e cores.
Ficha Técnica: Banhistas em Asnières
Autor: Georges Seurat
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1884
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 201cm x 301,5cm
Movimento: Impressionismo
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