sexta-feira, 12 de julho de 2013

365 DIAS DE ARTE

No Café-Concerto Les Ambassadeurs, de Edgar Degas

A complexa composição dá impacto à tela e o observador se sente inserido no meio da plateia, quase próximo do ouvido da dama ao lado.

Edgar Hilaire Germain de Gas (19/07/1834 - 27/09/1917), popularmente conhecido apenas por Edgar Degas, foi um importante pintor, escultor e gravurista francês. Fez parte do movimento artístico conhecido como Impressionismo, embora suas obras possuíssem fortes elementos do Realismo e do Renascimento italiano. Suas obras, sobretudo de sua última fase, apresentam elementos do Modernismo.
Suas obras são marcadas pela suavidade, o artista faz uso de cores em tom pastel em sua primeira fase da vida artística e foi somente na década de 1860 é que o artista começa a utilizar tons mais vibrantes. Suas telas, em sua maioria, aborda cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais. Conhecido como o "pintor das bailarinas", pois adora pintá-las, tão somente, mulheres e óperas. Viajou para a Itália para entrar em contato direto com as obras do Renascimento italiano, principalmente, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio. Em 1874 apresentou suas obras na Primeira Exposição Impressionista.
Os diversos elementos da cena apresentada hoje capturam e exploram o universo teatral. No palco, a cantora vestida de vermelho se dirige à plateia, possivelmente ao fim de uma apresentação, enquanto suas colegas permanecem ao fundo. No primeiro plano orquestra e público formam um amontoado de cabeças vistas de perfil.
Degas usou a iluminação do teatro para acentuar certos aspectos da obra, como o rosto e o corpo da artista de vermelho, iluminados de baixo para cima, o que enfatiza a posição de destaque da mulher e cria, ainda, certos efeitos de sombra. Além disso, os perfis da plateia são delineados como caricaturas e à esquerda as demais artistas parecem ignorar a audiência, aparentemente conversando protegidas pelos leques, descansando ou mesmo arrumando seus trajes.
A complexa composição dá impacto à tela e o observador se sente inserido no meio da plateia, quase próximo do ouvido da dama ao lado. Lampiões pendurados nas árvores clareiam a noite, assim como as luzes do palco, que criam contraste entre as artistas - que estão absolutamente iluminadas - e as pessoas acomodadas nos bancos, no escuro.


3 detalhes de "No Café-Concerto Les Ambassadeurs" se destacam:


1 - Orquestra e plateia
Os traços dos rostos das figuras que compõem a orquestra e a plateia são quase geométricos, especialmente nos ângulos do nariz e do queixo.


2 - Vestido vermelho
O vermelho pastel do vestido da cantora foi acrescido sobre tons mais escuros da tinta monotipo - técnica usada para realizar a pintura - o que confere uma espécie de brilho ao tecido.


3 - Cantora
O rosto da cantora em destaque foi delineado pela tinta do monotipo, bem como sua fisionomia e seus cabelos escuros. Para complementar as feições da artista, Degas acrescentou tons de rosa-claro, alaranjado, cinza e mesmo o enfeite vermelho do cabelo.




Ficha Técnica: No Café-Concerto Les Ambassadeurs


Autor: Edgar Degas
Onde ver: Musée des Beaux-Arts, Lyon, França
Ano: 1877
Técnica: Pastel sobre monotipia em papel
Tamanho: 27cm x 37cm
Movimento: Impressionismo

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