quinta-feira, 4 de julho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Dora Maar com Gato, de Pablo Picasso


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (25/10/1881 - 08/04/1973) foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo.
A composição de hoje retrata a mais famosa amante e grande musa inspiradora de Picasso, Dora Maar. A mulher é considerada extremamente importante para ele e teria ajudado, inclusive, a pintar Guernica. A obra foi pintada no ano de 1941, início da Segunda Guerra Mundial na França. Na época, poucos casais conseguiram manter o clímax tão bem quanto Picasso e Dora Maar.
Aqui as medidas de Dora são consideradas invulgares e avultadas. A obra é uma das mais completas e dinâmicas de um "grupo de elite" de retratos feitos por Picasso entre as décadas de trinta e quarenta, que inclui o famoso quadro Portrait de Dora Maar Dans le Jardin.
O quadro esteve exposto no Instituto de Arte de Chicago em 1947 e 1968, mas foi leiloado em maio de 2006, pelo valor de 95 milhões de dólares, tornando-se assim, uma das mais caras do mundo. Seu valor de compra fica atrás de Garçon à la Pipe, também de Picasso.


Ficha Técnica: Dora Maar com Gato


Autor: Pablo Picasso
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1941
Movimento: Cubismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário