Dora Maar com Gato, de Pablo Picasso
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (25/10/1881 - 08/04/1973) foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo.
A composição de hoje retrata a mais famosa amante e grande musa inspiradora de Picasso, Dora Maar. A mulher é considerada extremamente importante para ele e teria ajudado, inclusive, a pintar Guernica. A obra foi pintada no ano de 1941, início da Segunda Guerra Mundial na França. Na época, poucos casais conseguiram manter o clímax tão bem quanto Picasso e Dora Maar.
Aqui as medidas de Dora são consideradas invulgares e avultadas. A obra é uma das mais completas e dinâmicas de um "grupo de elite" de retratos feitos por Picasso entre as décadas de trinta e quarenta, que inclui o famoso quadro Portrait de Dora Maar Dans le Jardin.
O quadro esteve exposto no Instituto de Arte de Chicago em 1947 e 1968, mas foi leiloado em maio de 2006, pelo valor de 95 milhões de dólares, tornando-se assim, uma das mais caras do mundo. Seu valor de compra fica atrás de Garçon à la Pipe, também de Picasso.
Ficha Técnica: Dora Maar com Gato
Autor: Pablo Picasso
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1941
Movimento: Cubismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário