A
Torre Eiffel, de Georges Seurat
O pequeno quadro mostra a Torre Eiffel enquanto ainda estava em construção, sem o seu último piso. |
Georges-Pierre Seurat (02/12/1859 - 29/03/1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, chamado na área de Arte como "Divisionismo".
Nascido no meio burguês, seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola de Belas Artes de Paris, onde visitaria com frequência o Museu do Louvre, sofrendo fortes influências de Rembrandt, Francisco Goya e de Puvis de Chavannes. Seus estudos foram interrompidos por um ano por motivos de serviço militar em Brest - França - onde fez numerosos esboços de barcos, praias e do mar.
A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas.
Seurat morreu em Paris e a causa da sua morte é incerta e tem sido atribuída a uma forma de meningite, pneumonia, angina infecciosa e o mais provável de difteria. Seu filho morreu duas semanas depois da mesma doença. Deixou uma obra inacabada denominada "The Circus".
O pequeno quadro apresentado hoje mostra a Torre Eiffel enquanto ainda estava em construção, sem o último piso. Outros pintores da época, como Camille Pissarro, não concordavam com a construção do monumento e decidiram boicotá-lo com a decisão de não representá-la em suas obras.
A torre foi erguida pelo engenheiro Gustave Eiffel, foi a principal atração da Exposição Universal de Paris, que aconteceu em 1889, mesmo ano em que a obra de Seurat foi concluída.
A técnica utilizada para a produção do quadro é o Pontilhismo ou Divisionismo, que consiste em pequenas manchas ou pontos feitos por justaposição, uma mistura ótica nos olhos do observador.
Ficha Técnica: A Torre Eiffel
Autor: Georges Seurat
Onde ver: Young Memorial Museum, San Francisco, EUA
Ano: 1889
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 24,1cm x 15,2cm
Movimento: Neo-Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário