O
Julgamento de Páris, de Peter Paul Rubens
A pintura conta uma história complexa, mas as pistas de seu significado podem ser encontradas nos atributos das figuras mitológicas. |
Peter Paul Rubens (28/06/1577 - 30/05/1640) foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco.
Além de manter um grande estúdio em Antuérpia que produziu muitas pinturas populares entre a nobreza e os colecionadores por toda a Europa, Rubens foi humanista de educação clássica, colecionador e diplomata e foi elevado ao título de cavaleiro por Filipe IV da Espanha e Carlos I da Inglaterra.
A obra de hoje conta uma história bastante complexa. Ela segue com um texto clássico: "Diálogo dos Deuses", de Luciano.
Páris, o jovem príncipe troiano, está prestes a dar o pomo de ouro com a inscrição "À mais bela" a uma das três deusas romanas: Juno, Minerva ou Vênus. A disputa acontece depois que Éris, deusa da discórdia se zanga por não ter sido convidada para uma festa de lançamento. Por esse motivo a deusa lançou o pomo de ouro na multidão, para que Júpiter, o rei dos deuses, escolhesse a vencedora. A ação causou brigas e por fim Júpiter ordenou que Mercúrio, o mensageiro dos deuses, pedisse a Páris que julgasse a mais bela.
Esse é o momento retrato por Rubens. O cenário permitia que ele pintasse os voluptuosos nus femininos pelos quais ficou famoso. As três deusas, nuas, se exibem para o prazer de Páris. As deusas apresentam uma imagem da beleza ideal, baseada em figuras femininas pintadas por mestres anteriores, como Ticiano e Da Vinci.
4 detalhes de "O Julgamento de Páris" se destacam:
1 - Páris e Mercúrio
Páris está vestido como pastor, referência ao seu nascimento. De acordo com a lenda, o jovem príncipe troiano foi abandonado por sua mãe depois que ela sonhou que seu filho destruiria Tróia. Mercúrio, o mensageiro dos deuses está atrás do príncipe, de chapéu com asas e segurando o "caduceu", bastão com duas cobras enroladas.
2 - Minerva
A deusa da guerra e da sabedoria está localizada na extrema esquerda, com as mãos sobre a cabeça. Ela promete à Páris que se ganhar o pomo de ouro lhe dará a vitória em batalha, bem como o dom da intuição.
3 - Vênus
A deusa do amor, da beleza e da fertilidade é retratada com rosas nos cabelos. Pérolas também aparecem nos cachos, remetendo à lenda do seu nascimento. A promessa de Vênus à Páris é que, caso ganhe o pomo, fará com que a mulher mais bela do mundo apaixone-se por ele. A oferta da deusa funciona e ela vence a disputa.
4 - Juno
A rainha das deusas, esposa de Júpiter, se exibe à Páris com um xale franjado vermelho-escuro e verde, com a textura de veludo. A oferta da deusa para Páris é de abundância de riquezas na terra e outros bens.
Ficha Técnica: O Julgamento de Páris
Autor: Peter Paul Rubens
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1632 - 1635
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 144,8cm x 193,7cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário