quarta-feira, 22 de maio de 2013

365 DIAS DE ARTE

Floresta de Pinheiros, de Hasegawa Tohaku

O artista era um pintor de imagens budistas e se considerava herdeiro de um dos maiores artistas da tradição zen do século anterior.

Hasegawa Tohaku é um dos grandes nomes da pintura japonesa de todos os tempos e o mais importante pintor de seu país durante o período "Azuchi-Momoyama, junto com Kanõ Eitoku, com quem manteve uma importante rivalidade artística. Foi o fundador da chamada Escola Hasegawa de Pintura, que manteve sua importância por mais de dois séculos.
A pintura de hoje é, na verdade, um biombo (painel usado para dividir ambientes e bloquear correntes de ar). "Floresta de Pinheiros" é um painel de tela sêxtupla, pintado com nanquim monocromático. Os painéis exibem silhuetas escuras, de grandes pinheiros que surgem, sutilmente, em meio a uma densa névoa matinal.
As árvores mais distantes são apenas vagamente visíveis, o que evoca uma silenciosa e misteriosa paisagem de sonho. A influência zen era uma marca nas obras do artista, um convite à contemplação.
Hasegawa era considerado muito versátil, apesar da sua educação tradicional, e produzia telas grandes e dinâmicas em vários estilos.



3 detalhes de "Floresta de Pinheiros" se destacam:


1 - Pinheiro em primeiro plano
Os pinheiros que aparecem no primeiro plano são pintados com tinta mais escura e pinceladas secas, absolutamente vigorosas. A técnica dá uma impressão de abstração, quando olhada de perto.


2 - Pinheiro ao fundo
O tom ameno da tinta usada para pintar as árvores ao fundo sugere profundidade espacial. Elas estão pintadas acima das árvores mais escuras, em primeiro plano, o que conduz o olhar à distância. A atmosfera enevoada serve para criar um clima evocativo, que convida o espectador a parar e refletir.


3 - Espaço vazio
O espaço vazio cria tensão na composição. Esses espaços tem como objetivo estimular a imaginação do espectador.




Ficha Técnica: Floresta de Pinheiros

Autor: Hasegawa Tohaku
Onde ver: Museu Nacional de Tóquio, Japão
Ano: Fim do século XVI
Técnica: Nanquim sobre papel
Tamanho: 1,56m x 3,47m
Movimento: Arte Japonesa

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