sexta-feira, 31 de maio de 2013

365 DIAS DE ARTE

Composição Suprematista: Avião Voando, de Kasimir Malevitch

Composição Suprematista: Avião Voando foi uma das obras que o artista apresentou na sua primeira mostra de arte suprematista.


Kazimir Severinovich Malevitch (23/02/1878 - 15/05/1935) foi um pintor e projetista russo, reconhecido como um dos precursores da arte abstrata geométrica. No início de sua carreira, segue o estilo pós-impressionista, porém, por volta de 1912, compõe imagens de camponeses em estilo geométrico e pinturas de inspiração cubista.
Inaugura em 1913 o "movimento suprematista", que leva a simplicidade para a arte geométrica. As pinturas dessa fase só são mostradas em 1915 em Moscou, onde produz confusão entre o público sobre o que identificar como a parte de cima e a de baixo de determinada figura.
Malevitch dedica-se ao ensino e à construção de modelos tridimensionais, contribuindo com isso para o surgimento do construtivismo. Em 1922 muda-se para Leningrado, atual São Petersburgo. Vai a Berlim em 1927 para acompanhar a exposição de suas obras na escola Bauhaus. No final da década de 20, retoma o figurativo, mas perde o apoio do sistema político soviético, que exige a conversão dos artistas ao realismo socialista. Morre pobre e esquecido em Leningrado.
Quando Malevitch concebeu o suprematismo, estava determinado a negar todas as referências à presença física dos objetos. Em vez disso, o artista mostrou ao espectador uma nova linguagem pictórica, na qual ele acreditava estar contido "todo o sistema do mundo construído".
A obra é composta por 13 retângulos, pintados em vermelho, amarelo, preto e azul. As formas são cuidadosamente dispostas contra um fundo branco e parecem cair e subir, depois pairar por alguns instantes e então subir e cair novamente, o que sugere um estado de fluxo.
A composição é um desafio à mais básica das forças físicas: a gravidade. Isso faz com que a abstração do autor seja inserida em um campo espiritual.


4 detalhes de "Composição Suprematista: Avião Voando" se destacam:


1 - Fundo branco
Malevitch cria um plano de fundo especialmente ambíguo. O autor mostra o movimento dentro de um vazio branco, que declarou ser a cor verdadeira do infinito.


2 - Paleta reduzida
A paleta de cores do pintor é reduzida às três cores primárias, além do preto e do branco. Isso produz tons claros, medianos e escuros. O preto e o branco são usados pelo artista para criar o núcleo da imagem. Depois são acrescentadas as demais cores, com o objetivo de enfatizá-la ou ofuscá-la no espaço. O branco permite ainda que o autor enfatize o contorno das formas geométricas.


3 - Uso da forma
O artista dispensa o realismo, pretendendo obrigar o espectador a se concentrar em uma imagem ampla. As formas geométricas são escolhidas graças à crença do pintor de que elas retratam a sensação do voo. Isso se dá pelo uso das formas puras. Segundo o artista, o uso das formas é mais realista que a representação de um avião.


4 - Retrato do movimento
Apesar de a imagem ser composta dentro de um espaço limitado, transmite uma sensação de movimento, que é conseguida por meio da alteração dos ângulos entre as partes que a compõem. A proximidade e a irregularidade das formas no espaço pictórico, bem como a disposição das formas em eixos diagonais, são o que transmitem o movimento e a ideia de tensão.




Ficha Técnica: Composição Suprematista: Avião Voando


Autor: Kasimir Malevitch
Onde ver: MoMa, Nova York, EUA
Ano: 1915
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 58cm x 49cm
Movimento: Suprematismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário