quarta-feira, 29 de maio de 2013

365 DIAS DE ARTE

Baile na Roça, de Cândido Portinari

O quadro apresenta personagens inspirados nas pessoas de sua pequena cidade e tem também uma leveza e uma combinação de cores e luzes.

Cândido Portinari (29/12/1903 - 06/02/1962) foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Nascido em Brodowski (interior de São Paulo), destacou-se também nas áreas da poesia e da política. Estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, visitou muitos países entre eles: Espanha, França e Itália onde finalizou seus estudos.
Em 1935 recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café" e deste momento em diante sua obra passou a ser mundialmente conhecida. Suas obras contribuíram muito para que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente e possuíam características como: questões sociais do Brasil; utilização de elementos artísticos da arte moderna europeia; refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; valorização das tradições da pintura (arte figurativa).
A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em algumas tintas.
"Baile na Roça" foi o título escolhido por Portinari para a primeira tela na qual retratou o Brasil. A obra foi reconhecida como sua primeira obra de arte e também foi a primeira tela que o artista vendeu. Na composição ele pinta uma típica festa popular de sua cidade natal.
É possível perceber que o pintor deixa à mostra sua pincelada, a aparência processada da pintura, o que confere uma característica moderna à obra. Por todas essas inovações técnicas incorporadas pelo pintor, a obra acabou sendo rejeitada pelo Salão Oficial da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.


Ficha Técnica: Baile na Roça

Autor: Cândido Portinari
Onde ver: Coleção Particular, Rio de Janeiro, Brasil
Ano: 1924
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 97cm x 134cm
Movimento: Modernismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário