sábado, 18 de maio de 2013

365 DIAS DE ARTE

Artigo 14, de Romuald Hazoumé

A obra ganhou esse nome em referência ao artigo 14 da Constituição Africana: "débrouilles-toi, toi même", que sugere "vire-se como puder".

Romuald-Hazoumé (1962) é um artista da República do Benim mais conhecido por seu trabalho "La Bouche du Roi", uma reformulação da imagem dos 1789 navios negreiros. Também é conhecido por sua série de máscaras que iniciou nos anos de 1980. São máscaras feitas a partir de latas de gasolina descartadas, semelhantes às usadas na cultura e cerimônias tradicionais africanas.
As barracas de mercado retratadas por Hazoumé são uma referência aos comerciantes de rua que lutam pela sobrevivência nas áreas urbanas da África Ocidental. A instalação também critica o consumismo e a globalização, que traz, de fora da África, diversos objetos para comercialização, como camisas de times de futebol, telefones celulares, brinquedos e DVD's.
O artista usa a obra para se voltar às relações comerciais desiguais existentes, há um longo tempo, entre África e Europa. Para o autor da obra, os europeus levaram todas as riquezas da África e deixaram em troca uma porção de lixo que os africanos sequer são capazes de produzirem sozinhos.


2 detalhes de "Artigo 14" se destacam:


1 - Lata plástica de gasolina
A lata de gasolina funciona como um exemplo de como os africanos sobrevivem da melhor maneira possível. Estas latas são, em geral, aquecidas e esticadas, com o objetivo de aumentar a sua capacidade de armazenamento e transporte de combustível, proveniente do mercado negro nigeriano. Os jovens transportam as latas plásticas cheias de combustível em motos, o que resulta, em muitos casos, em acidentes fatais.


2 - Fotografia de barraca
Atrás da barraca do ambulante está posicionada uma fotografia panorâmica de um mercado de rua, tirada pelo próprio Hazoumé. Na imagem é possível ver as barracas reais, que inspiraram o artista a criar a instalação. A agitação febril da cena na fotografia contrasta com a tranquilidade e a natureza estática da barraca na galeria de arte.




Ficha Técnica: Artigo 14


Autor: Romuald Hazoumé
Onde ver: October Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 2005
Técnica: Instalação com diversos materiais
Movimento: Arte Africana

Nenhum comentário:

Postar um comentário