quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

365 DIAS DE ARTE

O Batismo de Cristo, de Piero Della Francesca

A obra tem um ar solene e espiritual, apesar do colorido e da série de detalhes terrenos nela retratados.

Piero Della Francesca (1415 - 1492) foi um pintor italiano do "Quattrocento", nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Tal qual os grandes mestres de seu tempo, Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, sobretudo, a perspectiva e a criação do volume. No século XV, Piero desenvolve uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração.
A pintura apresentada hoje exemplifica o equilíbrio entre a ciência e a poesia, tornando a arte de Piero memorável. Não há registros sobre a encomenda da obra, mas algumas evidências indicam que a obra foi feita para uma capela dedicada a São João Batista. Quando a abadia foi fechada a obra foi transferida para a catedral de Sansepolcro.
O Batismo de Cristo foi um tema popular desde o início da arte cristã e muitos aspectos da pintura apresentam paralelos com obras de outros artistas italianos da época. Embora nos relatos bíblicos Jesus tenha sido batizado no Rio Jordão, Piero decidiu situar a cena no tipo de paisagem montanhosa que encontrava ao redor de sua própria cidade.


4 detalhes de "O Batismo de Cristo" se destacam:


1 - João Batista
João foi o precursor de Cristo e o batismo marcou o início da pregação de Jesus. Na arte o santo é representado como um homem selvagem, mas na obra de Piero aparece mais bem apanhado que o próprio Cristo.


2 - Jesus
Nas obras renascentistas Jesus era retratado com feições delicadas e espiritualizadas. Em contrapartida, Piero retrata Cristo com um aspecto de lavrador rústico. Apesar das feições mais grosseiras ainda há nobreza na atitude e a expressão grave tira todas as dúvidas acerca de sua santidade.


3 - Anjos
Os anjos retratados no retábulo parecem baseados na observação de pessoas reais e não em ideias convencionais sobre os seres celestes. Apesar do encanto produzido por eles, no entanto, a atmosfera solene do quadro não se perde.


4 - Pomba
De acordo com relatos bíblicos, no momento do batismo de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba. O pássaro retratado nesta pintura deixa clara a perícia do artista, já que está retratada de frente, em perspectiva. Sua forma também lembra uma nuvem no céu.




Ficha Técnica: O Batismo de Cristo


Autor: Piero Della Francesca
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1450
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 167cm x 116cm
Movimento: Renascimento - Quattrocento

Nenhum comentário:

Postar um comentário