quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

365 DIAS DE ARTE

O Experimento com uma Bomba de Ar, de Joseph Wright of Derby


Joseph Wright (03/09/1734 - 29/08/1797), conhecido como "Wright of Derby" e foi um pintor inglês, famoso por suas pinturas de paisagens e seus retratos. Considerado o "primeiro pintor profissional que expressou o espírito da Revolução Industrial". É conhecido pelo uso do efeito claro-escuro nas suas pinturas, que acentua o contraste entre a luz e a escuridão.
O Experimento com uma Bomba de Ar representa uma cena familiar pouco comum, em que um grupo observa o desenrolar de um experimento científico.
A pintura trabalha com um impressionante jogo de sombras, proporcionado por uma única fonte de luz brilhante. As reações das pessoas é habilmente captada e suas faces representadas com um misto bastante realista de emoções humanas.
A obra, uma das mais famosas cenas "à luz de velas" de Joseph Wright of Derby, foi criada durante um período de intensa atividade científica na Europa do século XVIII. Nessa época era comum cientistas viajarem com seu equipamento e realizar demonstrações em casas no campo.
No experimento representado na pintura uma ave viva foi fechada em um grande frasco de vidro e o ar extraído, para criar vácuo. O experimento tinha como objetivo demonstrar o efeito da privação do ar sobre criatura vivas. O momento representado é a decisão do cientista entre reintroduzir o ar no frasco ou deixar a ave, já agonizante, morrer. O desfecho é desconhecido e o pintor deixa poucas pistas sobre o que pode ter acontecido. Essa dúvida aumenta a dramaticidade da cena.
O artista consegue a atenção do espectador por meio da técnica conhecida como "claro-escuro". O foco é dirigido para as figuras dramaticamente iluminadas, delineadas com clareza contra a escuridão do fundo. O cientista de cabelos brancos, que se assemelha a um mágico, olha diretamente para o observador.


4 detalhes de "O Experimento com uma Bomba de Ar" se destacam:


1 - Meninas
A criança mais nova observa a ave agonizante com horror. O choque em seu semblante é representado com grande sensibilidade. Outro indício da agonia são os gestos eloquentes, como o fato de a garota agarrar o vestido da menina mais velha, que cobriu os olhos e está sendo confortada.


2 - Cientista
O cientista olha diretamente para o espectador. Ele parece empolgado no auge da sua apresentação e isso fica evidente por seus lábios entreabertos e seu rosto corado. O pintor pretende enfatizar a onipotência do cientista. A decisão de devolver ou não a vida à ave pertence a ele, o que fortalece seu caráter de poder sobre a natureza.


3 - A ave
Uma cacatua branca está sufocando lentamente no fundo do frasco de vidro sem ar. A demonstração seria mais usual se fosse feita com outros pássaros, mas a ave pode ter sido escolhida pelo pintor para destacar a ação no fundo escuro. Outro motivo para a escolha da cacatua pode ser sua semelhança com um pombo, símbolo do Espírito Santo.


4 - Contemplação
O homem à direita do quadro, de perfil, está sutilmente iluminado, absorto em pensamentos. A maior parte de seu corpo está na escuridão e ele aparece alheio ao que acontece no centro da cena. Seu olhar se dirige a outro ponto - uma caveira dentro do jarro - que funciona como um lembrete para a morte.




Ficha Técnica: O Experimento com uma Bomba de Ar


Autor: Joseph Wright of Derby
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1768
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 183cm x 244cm
Movimento: Iluminismo Europeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário