Agulhões em Port-Corton, de Claude Monet
Os agulhões retratados na obra formam um conjunto de rochedos instalados em uma pequena enseada na costa oeste de Belle-Île-en-Mer. |
Oscar-Claude Monet (14/11/1840 - 05/12/1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.
Os agulhões retratados na obra de hoje formam um conjunto de rochedos instalado em uma pequena enseada na costa oeste de Belle-Île-en-Mer. A superfície mineral e o quebrar das ondas ao atingi-los contém uma infinidade de cores, texturas e tons. As pinceladas são intensas e o estilo áspero, harmonizando com as formas escarpadas e o movimento constante da água.
O pintor procurou captar a paisagem que caracteriza a maré alta, com partes das rochas cobertas pelas ondas agitadas. O céu ao fundo parece cinzento, mas ainda com luz suficiente para dar ao mar uma tonalidade verde profunda e luminosa, bem como sombras cinza e lilás junto às rochas.
2 detalhes de "Agulhões em Port-Corton" se destacam:
1 - Ondas batendo nos agulhões
Nas bordas das rochas, Monet moldou e texturizou ondas brancas com o objetivo de imitar seu movimento contra a superfície áspera dos agulhões.
2 - Ondas quebrando
Diversos traços brancos e azuis, curvos e leves aparecem com a intenção de capturar o movimento de vórtices e a quebra de ondas
Ficha Técnica: Agulhões em Port-Corton
Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu Pushkin, Moscou, Rússia
Ano: 1886
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 65cm x 80cm
Movimento: Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário