segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Rendeira, de Johannes Vermeer

Considerada uma das pinturas mais famosas de Vermeer, calcula-se que tenha sido produzida entre os anos de 1669 e 1670.

Johannes Vermeer (31/10/1632 - 15/12/1675) foi um pintor holandês, conhecido também como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Viveu toda sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft.
Considerado o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (período conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
A Rendeira retrata uma pessoa realizando uma tarefa, rodeada de seus elementos de trabalho. A jovem retratada está absolutamente envolvida em seu trabalho minucioso, manipulando cuidadosamente pinos e fios coloridos. O trabalho doméstico é o indicador de sua virtude. Distante da realidade do mundo, a jovem presta atenção apenas ao seu dever.
Outro aspecto importante da obra é que nela prevalece o detalhe e uma luminosidade suave. Seus diversos pontos de luz desfocados são um dos melhores exemplos da interpretação da luz conduzida por Vermeer e que agradava muito os impressionistas. O quadro foi considerado por Renoir a pintura mais bela do mundo.



Ficha Técnica:


Autor: Johannes Vermeer
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1669/1670
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 24cm x 21cm
Movimento: Barroco Holandês

Nenhum comentário:

Postar um comentário