O Enterro do Conde de Orgaz, de El Greco
Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco (1541 - 07/04/1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Nasceu em Creta, que na época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza e em 1570 mudou-se para Roma onde abriu seu ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana. Mudou-se em 1577 para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte.
Seu estilo dramático e expressivo foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo. El Greco é considerado pelos estudiosos modernos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma escola de arte convencional. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso frequente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.
O Enterro do Conde de Orgaz ilustra uma popular lenda da cidade espanhola de Toledo. O conto narra que Santo Estêvão (à esquerda do conde) e Santo Agostinho (à direita) surgem no enterro do conde Gonzalo Ruíz de Toledo e o conduzem pessoalmente para seu descanso final.
O conde espanhol Gonzalo Ruíz de Toledo era um filantropo devoto que doou dinheiro para a reforma da Igreja de São Tomé. Andrés Nuñez, padre da Igreja de São Tomé de Toledo, onde se localiza a obra, foi quem encomendou a homenagem.
Nesta obra, El Greco emprega dois estilos diferentes. Na metade de baixo da tela, ele pintou imagens mais naturalistas e esculturais, juntamente com retratos de importantes personalidades toledanas de seu tempo. Na metade de cima da pintura o artista adotou o maneirismo, usando cores extravagantes, disposições espaciais incomuns e formas distorcidas para sugerir uma dimensão divina, enquanto a alma do conde sobe aos céus.
A imagem é típica da Contrarreforma, quando a reafirmação dos ideais católicos se tornou prioridade diante do avanço do protestantismo. Dentre as personalidades famosas toledanas da época, está o próprio autorretrato de El Greco. Ele é o sétimo da esquerda para a direita, com a mão levantada na altura do colarinho.
O filho do artista também se encontra na tela. Ao lado de Santo Estêvão, à esquerda do quadro, Jorge Manuel gesticula em direção ao enterro, agindo como uma ligação entre o mundo real do espectador e o mundo imaginário da obra. Um lenço em seu bolso exibe a assinatura de El Greco e o ano 1578: data de nascimento do rapaz.
3 detalhes de "O Enterro do Conde de Orgaz" se destacam:
1 - Justaposição de cores
Ao colocar vermelho-cereja, azul-escuro e amarelo vivo nas vestes da Virgem Maria e de São Pedro próximo de estranhos tons de branco acinzentado, o pintor faz com que a parte celestial da obra pareça reverberar. Isso reforça a impressão de que o espectador e os personagens da obra são testemunhas de uma visão.
2 - A alma como uma criança
El Greco retrata a alma do conde como um recém-nascido. Ele cerca a criança com tecidos ondulados, pretendendo dar a impressão de elevação e espiritualidade. A perspectiva é bastante incomum, com o espaço implodindo e conduzindo o olhar para cima, sugerindo que a alma está subindo aos céus.
3 - Autorretrato
Logo acima da cabeça de Santo Estêvão o artista pinta a si mesmo. Ele olha fora da tela, o que mostra que esta é uma obra pessoal. Embora as personagens presentes na cena sejam retratadas com roupas do século XVI, o fato se deu, realmente, no século XIV. Isso torna a história mais impressionante para os espectadores de seu tempo.
Ficha Técnica: O Enterro do Conde de Orgaz
Autor: El Greco
Onde ver: Igreja de São Tomé, Toledo, Espanha
Ano: 1586-1588
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 4,60m x 3,60m
Movimento: Maneirismo
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