quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

365 DIAS DE ARTE

Carlos I a Cavalo, de Anthony Van Dyck

Carlos I a Cavalo é um retrato equestre em tamanho real de Carlos I, rei Stuart da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Anthony van Dick (22/03/1599 - 09/12/1641) foi um pintor flamengo especialmente dedicado a fazer retratos. Tornou-se o primeiro pintor da corte na Inglaterra, depois de uma longa estadia na Itália. Universalmente conhecido por seus retratos da nobreza genovesa. Influenciou fortemente outros retratistas da época com seu método de pintar uma elegância descontraída. Tratou também de temas bíblicos e mitológicos.
A obra de hoje é claramente destinada a transmitir poder e majestade. O extravagante Monarca, considerado bastante impopular entre seus súditos, acreditava no direito devido dos reis, bem como na monarquia absoluta.
O quadro é uma peça de propaganda, pensada exclusivamente para sustentar a imagem pública do rei. Nele Carlos I aparece elegantemente montado em um cavalo, vestindo uma armadura como se estivesse prestes a entrar em uma batalha, enquanto um criado segura seu capacete. Em uma mão o rei tem o bastão de comandante, enquanto, com a outra, controla seu corcel.
Na direita do quadro é apresentado um carvalho, símbolo de força e a tradução de "Dick" do nome do pintor, com uma placa com a inscrição latina "Carolus Rex Magnae Britaniae", que significa "Carlos, Rei da Grã-Bretanha".
Como pintor da corte, Van Dick deveria retratar o rei de maneira lisonjeira, o que conferiu ao quadro esse ar de fantasia. O rei era um homem pequeno, mas ganha estatura ao ser posto em cima do cavalo. Além disso, Carlos olha com nobreza ao longe, aparentemente indiferente às divergências em seu reino. O rei foi publicamente executado no ano de 1649, após uma guerra civil.


3 detalhes de "Carlos I a Cavalo" se destacam:


1 - Carlos I
O rosto do rei é retratado como se fosse visto da mesma altura do espectador, ao contrário de todo o resto da paisagem. Carlos usa um medalhão de ouro decorado com a imagem de São Jorge, mártir e santo padroeiro da Inglaterra. Na representação, o santo aparece lutando com o dragão, simbolizando o papel de Carlos como defensor do reino.


2 - Bota com espora
O quadro foi, provavelmente, pendurado na mesma altura do chão. Devido a altura da obra o espectador teria uma visão perfeita da bota do rei ao se aproximar, de maneira que se sentisse devidamente humilhado.


3 - Cavalo
O rei era um ótimo cavaleiro, embora o domínio do animal destinar-se apenas à mostrar sua força e capacidade como governante. A cabeça do cavalo é pequena em relação ao corpo, provavelmente com o intuito de reduzi-la em comparação com a cabeça de Carlos e, assim, reforçar sua impressão de supremacia e controle.



Ficha Técnica: Carlos I a Cavalo


Autor: Anthony Van Dick
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1637
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 367cm x 292cm
Movimento: Flamenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário