quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

365 DIAS DE ARTE

Manhã de Primavera no Palácio Han, de Qiu Ying

Manhã de Primavera no Palácio Han é um rolo de seda que mostra uma cena imaginária se desenvolvendo na área de um palácio imperial chinês.

Qiu Ying (1494 - 1552) foi um pintor chinês que se especializou na técnica de escovação na pintura conhecida como "Gongbi". Seu pseudônimo era Shizhou. Nasceu numa família de camponeses em Taicang e estudou pintura em Suzhou. Apesar da Escola Wu Suzhou incentivar a pintar utilizando a técnica de lavagem de tinta, Qiu pintou no estilo verde-e-azul (outra técnica chinesa de pintura). Pintou com o apoio do poder do dinheiro, criando imagens de flores, jardins, assuntos religiosos e paisagens da moda da Dinastia Ming. Incorporou técnicas diferentes em suas pinturas e seu talento e versatilidade permitiram-lhe tornar-se considerado como um dos "Quatro Mestres da Dinastia Ming".
A cena da obra apresentada hoje é ambientada na Dinastia Han, que acabou no ano de 223 a.C. e foi encomendada por um grande colecionador, mesmo sabendo que o pintor era um artista da Dinastia Ming, na época em que a China reafirmava sua identidade cultural e política.
Na pintura o palácio é adornado com árvores e pedras em formas diferenciadas, além de pilares e pórticos para definirem a estrutura dos pavilhões. A elegância decorativa do rolo é obtida por uma paleta limitada de laranja opaco, com toques de verde, vermelho vivo e azul ao longo do rolo.


3 detalhes de "Manhã de Primavera no Palácio Han" se destacam:


1 - Beleza ideal
As concubinas pintadas no rolo representam o ideal de beleza na época. Os olhos ficam exatamente a meio caminho entre o queixo e a linha dos cabelos, as sobrancelhas e lábios são finos e o nariz é desenhado com uma só linha.


2 - Pintor
O retrato de uma das concubinas do imperador Yüan-ti está sendo pintado. A pequena cena alude à famosa história sobre o artista da corte, Mao Yenshou e a bela Wan Chaochün.


3 - Roupas elegantes
Embora o cenário da pintura ser algo imaginário, os trajes elaborados das concubinas são retratos fiéis das roupas da Dinastia Han. As formas esguias das damas do palácio são envolvidas por túnicas de seda ondulantes, que realçam a beleza e os gestos graciosos das mulheres.




Ficha Técnica: Manhã de Primavera no Palácio Han

Autor: Qiu Ying
Onde ver: Museu do Palácio Nacional, Taipé, Taiwan
Ano: 1542
Técnica: Nanquim e tinta colorida sobre seda
Tamanho: 30,6cm x 5,74m
Movimento: Arte Chinesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário