A Ronda Noturna, de Rembrandt Harmensz
"A Ronda Noturna" foi feita no auge da fama do artista. |
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (15/07/1606 - 04/10/1669) foi um pintor neerlandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante da história neerlandesa. Considerado como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram num período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa - em particular a pintura - atingiram seu ápice.
Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por tragédias pessoais e dificuldade financeira. Suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores neerlandeses.
O nome original da obra apresentada acima é A companhia do capitão Frans Banning Cocq e do tenente Willem van Ruytenburch. Cercados pela escuridão e ao som de tambores, o grupo de milicianos se prepara para sair em marcha, sob o estandarte à mostra.
No centro da composição, vestido de preto e com um cinto vermelho, encontra-se o capitão Frans, que mostra, com seu braço estendido, o caminho a ser seguido. Ele é seguido de perto pelo tenente, vestido de amarelo resplandescente e dourado.
A pintura, ao invés de mostrar os membros da guarda enfileirados, dando espaços e destaques iguais a eles, apresenta-os em uma cena movimentada, semelhante a uma narrativa histórica.
Os milicianos pagaram uma taxa para serem incluídos na pintura e o nome de cada um deles é citado em um escudo ao fundo. A cena ainda é dramatizada com o uso de áreas escuras pontuadas por luzes que destacam cada rosto, capacete e arma.
4 detalhes de "A Ronda Noturna" se destacam:
1 - Homem carregando arma
Os milicianos eram conhecidos pelas armas que carregavam. Os homens nesta milícia, em específico, eram chamados de kloveniers, ou arcabuzeiros, numa referência à arma de cano comprido que carregavam.
2 - Autorretrato de Rembrandt
O artista assinou a pintura no canto inferior esquerdo e também inclui um autorretrato atrás do piqueiro, ao fundo da composição. É possível reconhecê-lo por seu nariz proeminente e por estar usando sua boina tradicional.
3 - Tenente
O tenente pode ser identificado por carregar uma espada de ferro puro e aceitar ordens do capitão. Cruzes do símbolo de Amsterdã enfeitam sua lapela.
4 - Moça em dourado
À esquerda do capitão encontra-se a surpreendente imagem de uma jovem vestida de dourado. Ela é o mascote da milícia e carrega um pássaro morto em seu chapéu. Isso é uma referência ao símbolo dos milicianos, uma pata de galo em seu brasão.
Ficha Técnica: A Ronda Noturna
Autor: Harmensz
Onde ver: Rijksmuseum, Amsterdã, Holanda
Ano: 1642
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 3,79m x 4,53m
Movimento: Idade de Ouro Holandesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário