Doze
Girassóis numa Jarra, de Vincent Van Gogh
Doze Girassóis numa Jarra é uma obra conhecida mundialmente. |
Vincent Willem van Gogh (30/03/1853 - 29/07/1890) foi um pintor pós-impressionista, considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.
Sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de suas telas em Paris, a 17 de março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. Seu museu está localizado em Amsterdã, dedicado aos seus trabalhos e dos seus contemporâneos.
Sobre a obra de hoje, após sua chegada ao sul da França, se estabelecendo em Arles, o pintor descobre o sentido da cor e da luz e, neste período, sua obra sofre a chamada "explosão da cor". Todo esse efeito em sua obra acabou resultando no quadro Doze Girassóis numa Jarra. A composição contrasta com a vida de seu autor, que viveu sempre à margem da sociedade.
Ficha Técnica: Doze Girassóis numa Jarra
Autor: Vincent Van Gogh
Onde ver: Neue Pinakothek, Munique, Alemanha
Ano: 1888
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 91cm x 72cm
Movimento: Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário