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Metamorfose de Narciso, de Salvador Dalí
A obra, considerada perturbadora, marca as conquistas de Dalí como surrealista. |
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (11/05/1904 - 23/01/1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seus trabalhos surrealistas. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia e foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia seus apreciadores.
O pintor tinha profundo orgulho da obra apresentada hoje, considerando-a como o melhor produto de seu método paranoico-crítico. O tema foi retirado da mitologia clássica. Como narra o poeta romano Ovídio, no livro Metamorfoses, Narciso era um belo jovem que se apaixonou por seu próprio reflexo. Maravilhado, o jovem ficou imóvel como uma estátua e, gradualmente, se consumiu. Ao morrer o jovem transformou-se em uma flor, que leva seu nome.
Além da lenda, Dalí também usou como inspiração uma conversa que ouviu entre dois pescadores locais. Eles falavam de um sujeito estranho, que tinha um "bulbo na cabeça", expressão alemã para doença mental. Isso deu a Dalí a ideia de pintar o bulbo da flor irrompendo através do ovo - o crânio transformado de Narciso.
A Metamorfose de Narciso é uma obra bastante complexa, que se liga intimamente ao interesse do artista pela psicanálise. Grande admirador de Sigmund Freud, Dalí levou consigo essa pintura quando foi conhecer o famoso psicanalista. A pintura pode ser considerada, em partes, uma celebração do efeito benéfico que ela exerceu. Isso porque Dalí tinha sérias preocupações com seu próprio narcisismo até encontrar sua esposa, Gala.
4 detalhes de A Metamorfose de Narciso se destacam:
1 - Narciso
O jovem olha a água obcecado pelo próprio reflexo. Com o rosto baixo, imóvel, já começou a definhar. Uma sombra em seu couro cabeludo se assemelha à rachadura apresentada no ovo ao lado.
2 - Mão segurando o ovo
Essa parte do quadro é uma re-elaboração criativa do final trágico do conto, quando o jovem morre e se transforma em um narciso. Dalí justapõe, nessa situação, dois temas importantes e contraditórios: a criação de uma nova vida, afirmada pela flor, e a rachadura da mão que o segura, ossificada e morta.
3 - Ovo e flor
O olho do espectador recai imediatamente sobre o narciso que rompe a casca do ovo. Essa é considerada a parte mais brilhante da composição e do ponto de vista do próprio pintor, a mais importante. De modo muito diferente em relação à lenda, ele representa a cura simbólica para os males do narcisismo.
4 - Figura do pódio
A figura apresentada no pódio se relaciona com o tema do ovo. Um belo jovem em isolamento glorioso está postado em pedestal enquanto vira as costas para os principais acontecimentos do quadro. O jovem parece totalmente absorvido contemplando sua própria forma nua.
Ficha Técnica: A Metamorfose de Narciso
Autor: Salvador Dalí
Onde ver: Tate, Londres, Reino Unido
Ano: 1937
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 51,1cm x 78,1cm
Movimento: Surrealista
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