Mulata, de Alfredo Volpi
O artista parece ter capturado o momento exato em que sua modelo, Judith, se virava bruscamente. |
Alfredo Volpi (14/04/1896 - 28/05/1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do Modernismo. Um das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.
Volpi, como era chamado, pintou sua primeira obra aos 18 anos de idade e depois não parou mais. Andava pelos arredores da cidade de São Paulo, para onde se mudou com 18 meses de idade, observando paisagens, cores e luminosidade dos ambientes. Gostava de pintar ao ar livre, junto à natureza, e na época sua obra se assemelhava aos trabalhos dos impressionistas.
Já em 1927, o pintor começava a trabalhar com referências modernistas, como na obra apresentada hoje. Mulata apresenta uma jovem, provavelmente Judith - que na realidade se chamava Benedita da Conceição -, o grande amor de Volpi. O quadro é considerado o primeiro do artista a conter referências modernistas.
Nele, é possível observar o olhar e o movimento do rosto e do corpo da modelo. O artista parece ter capturado o momento exato em que ela se virava bruscamente.
Ficha Técnica: Mulata
Autor: Alfredo Volpi
Onde ver: Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Ano: 1927
Técnica: Óleo sobre tela colada em madeira
Tamanho: 59,6cm x 50cm
Movimento: Modernismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário