Uma e Três Cadeiras, de Joseph Kosuth
O artista criou, no ano de 1970, no MoMa, uma "Informação", exposição de arte conceitual que tinha como objetivo colocar a arte como fonte de informações e não como concepção estética. |
Joseph Kosuth (31/01/1945) é um influente artista conceitual americano. Estudou belas artes na escola de artes visuais em New York e seu trabalho é geralmente esforçado em explorar a natureza da arte, focalizando em ideias na marginalidade da arte em vez de produzir a arte por si mesmo. Assim, sua arte é muito baseada na auto-referência.
A contribuição de Kosuth para a "Informação" foi essa obra. O autor explicou que a expressão da obra está na ideia e não na forma. Para ele, as formas são apenas um artifício a serviço da ideia. A obra contém três formas de uma cadeira: a dobrável, comum; uma fotografia em prata coloidal de uma cadeira e a imagem aumentada de uma definição de algum dicionário sobre a palavra "cadeira".
A obra tem como objetivo estimular o espectador com a ideia física, representativa e verbal do objeto. O artista questiona como as representações e relatos de um tema se relacionam com esse tema propriamente dito, além de explorar como essas relações são compreendidas e se determinada forma tem mais valor que outra. Uma expressão visual do conceito de Platão das formas.
Kosuth pede ao espectador que analise como a arte e a cultura são forjadas por meio da linguagem e dos significados, ao invés de ser forjada por meio da beleza e do estilo.
3 detalhes de "Uma e Três Cadeiras" se destacam:
1 - Cadeira
A cadeira de madeira usada pelo artista é um exemplo comum tirada de seu contexto usual e recolocada no ambiente de um museu. Dessa maneira, a cadeira é privada de sua função utilitária e ganha um novo significado: um objeto de arte para contemplação.
2 - Fotografia de uma cadeira
A fotografia em preto e branco tem a função de despertar questionamentos importantes a respeito da verdade e da imitação do espaço de um museu. Trata-se de uma foto da mesma cadeira que está sendo exposta e também reflete uma nova abordagem da fotografia na década de 1960.
3 - Definição de cadeira
Kosuth foi um dos primeiros artistas a investigar a natureza linguística da proposta artística. As palavras têm o poder de criar conhecimento e entendimento, sobretudo pela maneira como estão apresentadas. Quando lemos a definição do dicionário para a palavra "cadeira", talvez essa seja rapidamente relacionada com uma das figuras disponíveis para apreciação - a foto ou a própria cadeira - no entanto, de maneira isolada, a definição pode evocar experiências pessoais com outras cadeiras.
Ficha Técnica: Uma e Três Cadeiras
Autor: Joseph Kosuth
Onde ver: MoMa, New York, EUA
Ano: 1965
Técnica: Madeira e Fotografia em prata coloidal
Tamanho: 82cm x 38cm x 53cm (cadeira)
91cm x 61cm (fotografia)
61cm x 61cm (painel com texto)
Movimento: Arte Conceitual
Nenhum comentário:
Postar um comentário