segunda-feira, 4 de março de 2013

365 DIAS DE ARTE

Cena de Rua em Berlim, de Ernst Ludwig Kirchner

As formas angulosas, as cores ácidas e os rostos tensos como máscaras dão à pintura uma intensidade de pesadelo.

Ernst Ludwig Kirchner (1880 - 1938) foi um pintor expressionista alemão. Foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista "Die Brücke". Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade.
As formas angulosas, as cores ácidas e os rostos tensos como máscaras dão à pintura uma intensidade de pesadelo. A obra faz parte de uma série de cenas de rua de Berlim, pintadas entre os anos de 1913 e 1915, depois da mudança de Kirchner de Dresden para a cidade.
Berlim era considerada uma das maiores e mais vibrantes capitais da Europa na época e, embora o artista se sentisse sozinho na cidade, se inebriou do que nomeou de "sinfonia da cidade grande". Entre as suas atrações estava a decadente vida noturna, com as roupas e a atitude desembaraçada das duas mulheres apresentadas no centro do quadro, que não deixa dúvidas de que elas eram prostitutas.
A imagem apresenta, também, uma atmosfera claustrofóbica, criada em parte pela impressão de que a rua sobe em direção ao observador e as figuras parecem opressivamente perto.
A cena é vista como que pelos olhos de um passante solitário - fisicamente perto de outras pessoas, mas emocionalmente distante. O pintor capta na obra as emoções vertiginosas e o materialismo vulgar da capital às vésperas da guerra.


3 detalhes de "Cena de Rua em Berlim" se destacam:


1 - Duas mulheres
Na época em que a pintura foi feita, casacos de gola de pele e extravagantes chapéus com pena eram parte do vestuário típico das prostitutas em Berlim, assim como os rostos mal maquiados. Kirchner usou como modelo duas irmãs, dançarinas de uma boate, que conheceu logo que se mudou para Berlim.


2 - Homem fumando
O homem que vira a cabeça para longe das mulheres - talvez com embaraço - é interpretado como um autorretrato do pintor.


3 - Ônibus verde
No fundo do quadro há um ônibus puxado por cavalos. É o número 15, que passava perto do distrito da luz vermelha de Berlim. Na época já existiam ônibus motorizados em Berlim, mas os cavalos ainda eram a principal forma de transporte, mesmo nas grandes cidades.




Ficha Técnica: Cena de Rua em Berlim


Autor: Ernst Ludwig Kirchner
Onde ver: Neue Galerie, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 121cm x 95cm
Movimento: Expressionismo Alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário