Impressão, Sol Nascente de Claude Monet
A pintura foi exibida pela primeira vez na exposição conjunta de diversos artistas impressionistas, em um estúdio fotográfico em Paris, na França. |
Oscar-Claude Monet (14/11/1840 - 05/12/1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo "impressionismo" surgiu devido às primeiras pinturas de Monet, a expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, porém o pintor e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
A obra de hoje demonstra a inovação de estilo do pintor ao capturar o momento em que o sol atravessa o nevoeiro na baía de Le Havre, na Normandia. A imagem proporciona ao observador a sensação de quase sentir a umidade do ar e o calor crescente do sol, que se ergue no horizonte. Pela captação da impressão efêmera da cena, a tela foi considerada revolucionária para a época.
A composição foi perfeitamente organizada por Monet, com a linha de barcos e o porto chamando a atenção para a esquerda, enquanto o sol e seu reflexo atraem o olhar do espectador, de maneira a garantir o equilíbrio. Um olhar mais atento pode revelar como a mudança da luz sobre as águas consegue criar uma ideia de perspectiva.
3 detalhes de "Impressão, Sol Nascente" se destacam:
1 - Profundidade da água
Para oferecer a sensação de profundidade da água, Monet usava cores como azul e violeta traçadas sobre o rosa e o laranja que tinham como objetivo representar o reflexo do sol.
2 - Reflexo da luz no rio
Monet usava uma técnica conhecida como empaste com o objetivo de criar espessas pinceladas de laranja, sem misturar o branco no pincel, que recriassem o reflexo da luz no rio. Alguns traços de azul e cinza, verde e laranja-claro ainda representavam a variação e o movimento da água.
3 - Ondas quebrando no porto
Em contraste com o reflexo da luz, manchas de branco e creme foram incluídas na obra com a intenção de indicar algumas ondas quebrando nas águas lentas do porto.
Ficha Técnica: Impressão, Sol Nascente
Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu Marmottan, Paris, França
Ano: 1872
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 48cm x 63cm
Movimento: Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário