Arranjo em Cinza e Preto nº 1, de James McNeill
Whistler
A obra também é conhecida como "Mãe de Whistler" e tornou-se popular como uma imagem arquetípica de uma matriarca sóbria, mas sincera. |
James Abbott McNeill Whistler (14/07/1834 - 17/07/1903) foi um pintor norte-americano estabelecido na Inglaterra e na França. Considerado uma das figuras mais teatrais do século XIX. Criou um estilo ousado e original de pintura, privilegiando a harmonia da composição em detrimento do tema. Seus quadros pareciam inacabados e foi somente no fim de sua vida que sua arte foi reconhecida.
Na obra de hoje, séria e pensativa, a mulher idosa está sentada numa pose rígida e formal, com as mãos segurando um lenço de renda branca. Seu cabelo grisalho e liso, assim como suas roupas escuras, são simples e puritanas.
A imagem passa uma forte impressão de austeridade, enfatizada pelo esquema de cores opacas e pelas horizontais e verticais fortes de elementos como as molduras, a cortina longa e o rodapé. Mas apesar de toda a severidade da pintura, há nela uma sensação de humanidade frágil, mas digna.
O retrato da mãe de Whistler foi exposto pela primeira vez na Academia Real, em Londres, no ano de 1872. Inicialmente sofreu rejeição, mas acabou sendo apreciado por influência de William Boxall, diretor da National Gallery e amigo do pintor.
4 detalhes de "Arranjo em Cinza e Preto nº 1" se destacam:
1 - Perfil
O artista retratou a mãe em perfil total. A pose foi muito usada por artistas do renascimento e se manteve popular em diversos tipos de arte. Ela define o tom de rigor formal da imagem.
2 - Cadeira
É o único objeto na pintura que se desvia ligeiramente da rigidez angular. Embora Whistler preferisse pintar pessoas em pé, uma doença e a idade tornavam a posição incômoda para a modelo, que adotou a pose sentada.
3 - Mãos e lenço
Além da cabeça, a parte mais detalhada da pintura é a área que mostra as mãos da senhora segurando o lenço. O acessório era usado para que as mãos da modelo parecessem naturalmente ocupadas.
4 - Banquinho para os pés
O banquinho fornece à imagem um tom doméstico, que suaviza um pouco a gravidade geral da composição. Raios X da pintura mostram que originalmente o apoio para os pés era mais alto.
Ficha Técnica: Arranjo em Cinza e Preto nº 1
Autor: James McNeill Whistler
Onde ver: Musée D'Orsay, Paris, França
Ano: 1871
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 144,3cm x 162,5cm
Movimento: Tonalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário