sábado, 2 de março de 2013

365 DIAS DE ARTE

Ritmo de Outono, de Jackson Pollock

A obra é resultado de uma "action painting", ou seja, resultado do envolvimento físico do artista com a tela, numa batalha emocional.

Paul Jackson Pollock (28/01/1912 - 11/08/1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.
O artista tinha o hábito de colocar as obras no chão de seu ateliê e salpicá-las com tinta usando a ponta do pincel, varetas ou ainda jogá-las diretamente da lata. O trabalho era espontâneo, mas altamente controlado.
Essa é uma das pinturas mais conhecidas do artista e puxa o observador para dentro de suas teias complexas, assim como a sua energia inquieta e suas dimensões enormes. Obras dinâmicas como essa deram a Pollock a fama de revolucionar como a pintura era feita.
Em "Ritmo de Outono" o artista parece ter se limitado a quatro cores terrosas e harmoniosas, que sugerem os tons da paisagem de outono ao mesmo tempo em que a aplicação passa a impressão de ventos fortes e galhos balançando.



4 detalhes de "Ritmo de Outono" se destacam:


1 - Sensação de movimento
O turbilhão de linhas, manchas e pontos parece explosivo. Os movimentos enérgicos e dançantes se traduziram em marcas amplas e dinâmicas, de aparência aleatória. A tela é toda cheia de movimento, com marcas aparecendo ao acaso enquanto outras são cuidadosamente coreografadas.


2 - Paleta restrita
Apenas quatro cores foram utilizadas para a composição do quadro. A tela não tinha cobertura, fazendo com que as cores fossem absorvidas pela trama. Olhando de perto é possível perceber, também, que as camadas mais grossas secaram de maneira lenta, deixando a tinta enrugada.


3 - Envolvimento pessoal
O emaranhado da pintura atrai o olhar do observador e faz com que tentemos dar algum sentido à obra, mesmo que ela seja abstrata. As linhas em zigue-zague que vão e voltam sobre si mesmas despertam o envolvimento do observador.


4 - Composição All-Over
A composição não possui nenhum ponto focal e o centro da pintura não é mais importante que as bordas. Pollock costumava dizer que suas pinturas não tinham início ou fim, sendo descritas como composições "all-over".




Ficha Técnica: Ritmo de Outono


Autor: Jackson Pollock
Onde ver: Metropolitan, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1950
Técnica: Esmalte sobre tela
Tamanho: 266,7cm x 525,8cm
Movimento: Expressionismo Abstrato.

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