domingo, 27 de maio de 2012

365 DIAS DE ARTE

As Meninas, de Diego Velázquez




A pintura é tão famosa porque é ousada, o artista se pintou pintando. Velázquez foi meta-artístico. Ou seja, usou a arte para retratar-se fazendo arte. Além disso, ele fez um jogo espetacular de perspectivas, luz, espelho e posições.

Velázquez está pintando um retrato do rei Felipe IV e sua rainha, Mariana. Os dois se encontram, por dedução, no mesmo lugar que o espectador – é como se quem estivesse vendo a pintura fosse o próprio rei retratado.

O camareiro da rainha, Dom José Nieto Velázquez, parece entre a porta no fundo da tela. No centro, encontra-se a futura rainha Margarita Teresa, com uma dama de honra a cada lado.

Em estilo típico do Barroco, o pintor cria uma ilusão de espaço através de um jogo de luz e sombra. Examinando as pinceladas do artista de perto, percebe-se que elas são bem visíveis e deixam claro que Velázquez acrescentou textura e luminosidade pela adição e subtração de camadas de tinta.


4 detalhes de As Meninas se destacam:

1 – Velázquez 
O rosto do pintor está na obra, como um pequeno porém ousado autorretrato. A cruz vermelha no peito de Velázquez indica sua posição de Cavaleiro da Ordem de Santiago, honra que só lhe foi concedida três anos depois da obra. É provável que o artista tenha pintado o símbolo, após ter sido consagrado cavaleiro.

2 – O rei e a rainha 
Um grande espelho no fundo da tela reflete as imagens do rei e da rainha, o que permite concluir que eles deveriam ser os retratados na obra; se não fosse por uma mudança de perspectiva do pintor. Velázquez, mesmo assim, exige consideração dos espectadores às figuras reais. Por isso, retrata-os refletidos. O espelho também simboliza o propósito da arte: refletir a realidade.

3 – Damas de Honra 
A dama de honra à direita se chama Isabel Velasco. Ela está olhando na direção do rei, da rainha e do espectador. A dama à esquerda é Augustina Sarmiento, que se ajoelha para oferecer à sua senhora um refresco.

4 – Infanta Margarita 
Destacada pela luz e ao centro da tela, a princesa de apenas 5 anos olha diretamente para o observador. Sua expressão sugere plena consciência de sua posição privilegiada.


Ficha Técnina – As Meninas

Autor: Diego Velázquez 
Onde ver: Museu do Prado, Madri, Espanha 
Ano: 1656 
Técnica: Óleo sobre tela 
Tamanho: 3,20m x 2,76m 
Movimento: Barroco

Nenhum comentário:

Postar um comentário