O
Jogador Secreto, de René Magritte
O quadro mostra dois jogadores de beisebol que esperam um lançamento atrás do plano da imagem, enquanto uma tartaruga marinha nada acima deles. |
René François Ghislain Magritte (21/11/1898 - 15/08/1967) foi um dos principais artistas surrealistas belga, filho caçula de Léopold Magritte. Passou por um trauma em 1912, quando viu ser retirado das águas do Rio Sambre o corpo de sua mãe que cometeu suicídio por afogamento. Casou-se em 1922 com Georgette Berger. Praticante do Surrealismo realista ou "realismo mágico", iniciou sua carreira imitando a vanguarda, porém precisava de uma linguagem mais poética sendo assim influenciado pela pintura metafísica de Chirico.
Em 1927 mudou-se para Paris onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp. Magritte morreu de câncer, deixando obras de excelente qualidade artística.
"O Jogador Secreto" caracteriza-se por uma qualidade irreverente e onírica na qual objetos e indivíduos irreais interagem dentro de um espaço imaginário. A identidade do "jogador secreto" fica obscura, assim como grande parte dos nomes enigmáticos que o pintor dava para suas obras.
O observador admira a cena de trás de uma cortina vermelha que pode ser identificada à direita do quadro. A cortina é símbolo do fascínio de Magritte pela fronteira entre a realidade e fantasia e separa a cena da realidade ao mesmo tempo em que sugere a simplicidade com que o oculto pode ser exposto.
O elemento mais misterioso da obra é uma mulher que encontra-se amordaçada dentro de um guarda-roupa. Como tema comum das obras surrealistas, a dominação fica evidente com essa figura. O sadomasoquismo sutil que a figura entra em choque com a ingenuidade juvenil presente no restante da composição. Sua presença faz referência à confusão de sonhos e à crença surrealista de que o desejo erótico está na base do subconsciente. A mordaça funciona como uma metáfora da supressão do desejo pela mente consciente.
O quadro mostra ainda dois jogadores de beisebol que esperam um lançamento atrás do plano da imagem, enquanto uma tartaruga marinha nada acima deles com a cabeça parcialmente escondida por um dos diversos pinos que dominam a composição. Desses balaústres brotam alguns galhos de flores cor-de-rosa, formando uma alameda de árvores mutantes que conduzem o olhar do primeiro plano para o fundo.
Vários desses balaústres assumem as curvas de uma ampulheta. Os pilares, claros e sem membros, parecem sugerir não só corpos femininos como também manequins, elemento muito frequente em obras surrealistas. Esse tipo de atributo humano transforma as figuras impassíveis em peças de xadrez.
3 detalhes de "O Jogador Secreto" se destacam:
1 - Paleta fria
Magritte escolheu uma paleta limitada, com tons neutros de branco e cinza, misturados com azul-cobalto, marrom-cru e preto. Poucos objetos na obra fogem à essa paleta fria e os que o fazem são evidentemente mundanos, como o bastão de beisebol em tom ocre.
2 - Foco da composição
Os uniformes brancos e limpos dos jogadores fazem um forte contraste com os tons de cinza dominantes no fundo, fazendo das figuras o foco da composição.
3 - Formas
O artista modela suas formas com cuidado, modificando as técnicas comuns para obter mais profundidade. Os elementos mais detalhados da obra são os galhos floridos que dominam a parede superior da tela. À medida que se afastam deles as pinceladas se tornam mais soltas.
Ficha Técnica: O Jogador Secreto
Autor: René Magritte
Onde ver: Musées Royaux des Beaus-Arts, Bruxelas, Bélgica
Ano: 1927
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 152cm x 195cm
Movimento: Surrealismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário