Mulher com Cafeteira, de Paul Cézanne
A dama se transforma em um volume, há total integração de objetos por meio da cor. |
Paul Cézanne (19/01/1839 - 22/10/1906) foi um importante pintor francês, considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. Portanto, um dos precursores da Arte Moderna. Seu estilo artístico é marcado por: valorização no uso das cores, inovação no uso da perspectiva, variação entre sombra e luz, composições fora do comum, simplicidade de motivos e uso de formas geométricas (principalmente na fase cubista).
A obra apresentada hoje pertence à maturidade artística do pintor, momento que cria uma espécie de linguagem pictórica que condensa toda a objetividade de construção de uma imagem. O bule, a xícara e a mulher parecem pertencer à mesma natureza de objetos estáticos.
A dama se transforma em um volume, há total integração de objetos por meio da cor. O rosto dela, antes de qualquer detalhe, apresenta-se como uma massa de cores. O bule e as xícaras, por sua vez, são representados na posição que melhor evidencia sua forma cilíndrica.
A imagem foi apropriada para a Mansão de Quelícera e encontra-se em uma das paredes do Salão de Baile.
Ficha Técnica: Mulher com Cafeteira
Autor: Paul Cézanne
Ano: 1890 - 1894
Movimento: Pós-Impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário