Alegoria dos Planetas e Continentes, de
Giambattista Tiepolo
A pintura apresenta figuras que representam os quatro cantos do mundo (todos os continentes conhecidos na época), dispostos nas beiradas do teto. |
Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo (15/03/1696 - 27/03/1770), foi um dos grandes mestres da pintura italiana.
Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
A obra de hoje foi encomendada pelo príncipe-bispo Karl Philipp Greiffenklau, que reinou de 1749 a 1757, quando morreu. Embora muito rico, o príncipe foi uma figura de menor importância histórica, imortalizado por Tiepolo com imensa inventividade e confiança como se fosse um herói poderoso.
A pintura apresenta figuras que representam os quatro cantos do mundo (todos os continentes conhecidos na época), dispostos nas beiradas do teto. Cada uma das figuras, de modo improvável, mas glorioso, presta homenagem a Karl Philipp, cujo retrato está suspenso no ar, sobre a Europa. Os deuses do Olimpo também são representados na pintura.
O artista era famoso pela velocidade com que trabalhava, além de sua grande criatividade. O teto é cheio de detalhes vividamente imaginados e representados, não só entre os seres humanos como também os animais. Outro ponto da obra que merece destaque é a maneira de como os detalhes são representados, de forma coerente e vibrantemente.
4 detalhes de "Alegoria dos Planetas e Continentes" se destacam:
1 - Europa
A figura que representa o continente europeu é menos impressionante à primeira vista do que as outras partes da pintura, consideradas mais exóticas. No entanto, tem grande dignidade, pois se assemelha à Juno, a rainha dos deuses. A rainha descansa a mão na cabeça de um touro, referência à Europa, personagem mitológica que também nomeia o continente.
2 - Ásia
A personificação da Ásia é uma figura que usa um turbante com jóias e monta um suntuoso elefante com adornos. A mulher faz um gesto de comando com a mão esquerda, mostrando a perícia do pintor como desenhista.
3 - América
Com seu espetacular cocar de penas, a América é uma das figuras mais ricas da pintura. Nessa época as "américas" eram, em geral, consideradas pouco civilizadas pelos europeus e a mulher é representada como uma selvagem nobre, com um arco pendurado no ombro.
4 - África
A África aparece seminua, assim como a América, mas suas vestes são mais refinadas. A pele escura contrasta com o tecido branco no qual a mulher está envolta, bem como os enormes brincos de ouro que ela usa. A mulher monta um camelo e é acompanhada por figuras de natureza morta.
Ficha Técnica: Alegoria dos Planetas e Continentes
Autor: Giambattista Tiepolo
Onde ver: Residenz, Würzburg, Alemanha
Ano: 1752 - 1753
Técnica: Afresco
Tamanho: 19m x 33m
Movimento: Barroco
Nenhum comentário:
Postar um comentário