terça-feira, 18 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Batata, de Joan Miró

A composição é dominada por uma enorme forma humana de braços abertos. Em seu peito há um seio marrom, indicando que se trata de uma figura feminina.


Joan Miró i Ferrà (20/04/1893 - 25/12/1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contato com as tendências modernistas como o fauvismo e dadaísmo.
No começo dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a sua vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. Participou da primeira exposição surrealista em 1925. Em 1954 ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de todas as suas obras. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.
A Batata é uma das suas pinturas surrealistas mais famosas. Combinando formas distorcidas com um título aparentemente absurdo, a obra apresenta cores primárias, formas orgânicas e achatadas e a composição ao mesmo tempo primitiva e complexa que acabaram por se tornar sua marca registrada.
Nessa obra o pintor uniu duas preocupações fundamentais do movimento surrealista, combinando técnicas automatistas com imagens pessoais e simbólicas provenientes de sonhos. As figuras humanoides que sobem pelo lado esquerdo do quadro são motivos recorrentes em suas pinturas.
A composição é dominada por uma enorme forma humana de braços abertos. Em seu peito há um seio marrom, indicando que se trata de uma figura feminina. Uma linha preta e fina sai do bico do seio e forma um arco entre a direita e a esquerda do quadro. O arco completa uma elipse de atividade que cerca a figura e provoca aglomeração na metade superior da tela.
Criaturas híbridas e formas semelhantes a insetos sorriem enquanto sobem por uma escada estreita suspensa no ar. No primeiro plano uma vara solta faíscas como um grande palito de fósforo. Acredita-se também, que a faixa amarela à direita represente um campo de batatas.


4 detalhes de "A Batata" se destacam:


1 - Estaca vermelha
No lugar do pescoço da mulher existe uma estaca vermelha. Essa formação faz com que a figura lembre um espantalho, testando assim, os limites entre a abstração e a ilusão.


2 - Peixes
Pequenos peixes aparecem com frequência em obras surrealistas e são pintados quase sempre fora d'água, sugerindo e reforçando uma paisagem ilusória.


3 - Formas abstratas
Isoladas, as formas aparentemente abstratas nas bordas do quadro acabam, muitas vezes, por assumirem visualmente algumas qualidades figurativas.


4 - Formas tridimensionais
Muitas vezes em suas obras o pintor sugeria formas tridimensionais. Esse efeito era alcançado por meio da mistura de duas ou mais cores dentro de uma única forma gráfica.




Ficha Técnica: A Batata


Autor: Joan Miró
Onde ver: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
Ano: 1928
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 101cm x 81,6cm
Movimento: Surrealismo

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