sexta-feira, 28 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem, de Salvador Dalí


A obra retrata o fim da Segunda Guerra Mundial.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (11/05/1904 - 23/01/1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Seus trabalhos chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. Teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Colaborador de Walt Disney no curta de animação "Destino", lançado postumamente em 2003 e ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Foi autor de poemas dentro da linha surrealista.
Sempre insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492) e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam sua arte, ao mesmo tempo que incomodava seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar seu trabalho artístico.
No ambiente de fim de guerra, a população ansiava pelo nascer de um novo mundo e de um novo homem, especialmente depois dos acontecimentos traumáticos da experiência de conflito. Dalí mostra, no entanto, que esse otimismo esperado pela população não se refletia em suas crenças. Ao contrário, a pintura apresenta uma atmosfera de ameaça e tristeza.
A criança que assiste ao nascimento parece assustada e a mulher que aponta o nascimento do tal "novo homem" é, ao mesmo tempo, musculosa e esquelética. O ovo de onde o homem sai representa o mundo com uma casca mole, onde os continentes também são representados e quase se diluem.
O continente Sul-Americano deixa cair uma lágrima e uma gota de sangue escorre pela abertura de onde sai o homem, mostrando as consequências da grande guerra.


Ficha Técnica: Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem


Autor: Salvador Dalí
Ano: 1943
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 45,5cm x 50cm
Movimento: Surrealismo

quarta-feira, 26 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Mulher com Cafeteira, de Paul Cézanne

A dama se transforma em um volume, há total integração de objetos por meio da cor.

Paul Cézanne (19/01/1839 - 22/10/1906) foi um importante pintor francês, considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. Portanto, um dos precursores da Arte Moderna. Seu estilo artístico é marcado por: valorização no uso das cores, inovação no uso da perspectiva, variação entre sombra e luz, composições fora do comum, simplicidade de motivos e uso de formas geométricas (principalmente na fase cubista).
A obra apresentada hoje pertence à maturidade artística do pintor, momento que cria uma espécie de linguagem pictórica que condensa toda a objetividade de construção de uma imagem. O bule, a xícara e a mulher parecem pertencer à mesma natureza de objetos estáticos.
A dama se transforma em um volume, há total integração de objetos por meio da cor. O rosto dela, antes de qualquer detalhe, apresenta-se como uma massa de cores. O bule e as xícaras, por sua vez, são representados na posição que melhor evidencia sua forma cilíndrica.
A imagem foi apropriada para a Mansão de Quelícera e encontra-se em uma das paredes do Salão de Baile.



Ficha Técnica: Mulher com Cafeteira


Autor: Paul Cézanne
Ano: 1890 - 1894
Movimento: Pós-Impressionismo

UM POUCO DE... LÍNGUA PORTUGUESA!


sábado, 22 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Meninos com Carneiro, de Cândido Portinari

Portinari apreciava muito pintar crianças. Mais que isso, o pintor gostava de conversar com elas.

Cândido Torquato Portinari (29/12/1903 - 06/02/1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, até gigantescos murais, como os painéis "Guerra e Paz", presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Teve um fim muito triste, desobedecendo ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel. No início de 1962, a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, a intoxicação de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia 06 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas telas que fizeram seu sucesso, já que, tinha claustrofobia e desmaiava no "corredor" de telas. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. Seu filho, João Cândido Portinari, hoje cuida dos direitos autorais das obras de seu pai.
Portinari apreciava muito pintar crianças. Mais que isso, o pintor gostava de conversar com elas. De acordo com o próprio artista, um dos principais motivos que o levava a pintar crianças, fossem elas meninas ou meninos, em balanços e gangorras era o objetivo de colocá-las no ar, como anjos.
Além disso, o artista era um pintor social, tocado de doloroso e revoltado humanitarismo frente à miséria, à fome e à ignorância. O pintor gostava de retratar em suas obras a realidade da população brasileira.


Ficha Técnica: Meninos com Carneiro


Autor: Cândido Portinari
Onde ver: Coleção Particular
Ano: 1959
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 172cm x 112cm
Movimento: Modernismo

sexta-feira, 21 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol

A combinação do processo semi-mecanizado, a ausência aparente do traço do pincel e o tema comercial causaram alguma ofensa.

Andy Warhol (06/08/1928 - 22/02/1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de "Pop Art".
As pinturas individuais foram realizadas com um processo semi-mecanizado de serigrafia. A combinação do processo semi-mecanizado, a ausência aparente do traço do pincel e o tema comercial causaram uma ofensa inicial, pois sua natureza descaradamente comercial e mundana representava um ataque direto à crescente cultura de massa da época, bem como à técnica e à filosofia do expressionismo abstrato.
Nos Estados Unidos o movimento artístico do expressionismo abstrato era dominante durante o pós-Segunda Guerra Mundial e sua base eram os valores e a estética das Belas Artes, bem como um lado místico. A crítica feita pela obra gerou uma grande controvérsia a respeito da ética e do mérito do trabalho de Warhol.


Ficha Técnica: Latas de Sopa Campbell


Autor: Andy Warhol
Onde ver: MoMa - Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1962
Técnica: Tinta de polímero sintético sobre tela
Tamanho: 50,8cm x 40,6cm
Movimento: Pop Art

quarta-feira, 19 de junho de 2013

UM POUCO DE... LÍNGUA PORTUGUESA!


PROGRAMA ACESSA ESCOLA - CAPACITAÇÃO CAMPINAS 2013 - MÓDULO II

O Acessa Escola, um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar. Outras vertentes que é promovida:
1 - Protagonismo Juvenil.
2 - Participação ativa do jovem na linha de frente da construção de novos espaços dentro da escola.
3 - Socialização de saberes.
4 - Alunos, professores e funcionários num processo interativo de troca e construção de conhecimento.
5 - Prestação de serviços.
6 - Canal para acesso aos recursos de utilidade pública disponíveis na internet.

A Secretaria de Estado da Educação, através da Resolução 037 de 25/04/2008 cria o Programa Acessa escola que visa proporcionar a apropriação das TIC's a partir das salas de informática das escolas estaduais para a inclusão digital. Sua implementação foi normatizada pela Resolução Conjunta SE/SGP 1, de 23/06/2008, modificada pela Resolução SE 30/2011 que regulamenta a utilização das salas do Acessa Escola aos finais de semana pelo Programa Escola da Família.
A seguir, algumas fotos da capacitação realizada na cidade de Campinas onde nossos monitores estiveram presentes.


















terça-feira, 18 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Batata, de Joan Miró

A composição é dominada por uma enorme forma humana de braços abertos. Em seu peito há um seio marrom, indicando que se trata de uma figura feminina.


Joan Miró i Ferrà (20/04/1893 - 25/12/1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contato com as tendências modernistas como o fauvismo e dadaísmo.
No começo dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a sua vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. Participou da primeira exposição surrealista em 1925. Em 1954 ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de todas as suas obras. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.
A Batata é uma das suas pinturas surrealistas mais famosas. Combinando formas distorcidas com um título aparentemente absurdo, a obra apresenta cores primárias, formas orgânicas e achatadas e a composição ao mesmo tempo primitiva e complexa que acabaram por se tornar sua marca registrada.
Nessa obra o pintor uniu duas preocupações fundamentais do movimento surrealista, combinando técnicas automatistas com imagens pessoais e simbólicas provenientes de sonhos. As figuras humanoides que sobem pelo lado esquerdo do quadro são motivos recorrentes em suas pinturas.
A composição é dominada por uma enorme forma humana de braços abertos. Em seu peito há um seio marrom, indicando que se trata de uma figura feminina. Uma linha preta e fina sai do bico do seio e forma um arco entre a direita e a esquerda do quadro. O arco completa uma elipse de atividade que cerca a figura e provoca aglomeração na metade superior da tela.
Criaturas híbridas e formas semelhantes a insetos sorriem enquanto sobem por uma escada estreita suspensa no ar. No primeiro plano uma vara solta faíscas como um grande palito de fósforo. Acredita-se também, que a faixa amarela à direita represente um campo de batatas.


4 detalhes de "A Batata" se destacam:


1 - Estaca vermelha
No lugar do pescoço da mulher existe uma estaca vermelha. Essa formação faz com que a figura lembre um espantalho, testando assim, os limites entre a abstração e a ilusão.


2 - Peixes
Pequenos peixes aparecem com frequência em obras surrealistas e são pintados quase sempre fora d'água, sugerindo e reforçando uma paisagem ilusória.


3 - Formas abstratas
Isoladas, as formas aparentemente abstratas nas bordas do quadro acabam, muitas vezes, por assumirem visualmente algumas qualidades figurativas.


4 - Formas tridimensionais
Muitas vezes em suas obras o pintor sugeria formas tridimensionais. Esse efeito era alcançado por meio da mistura de duas ou mais cores dentro de uma única forma gráfica.




Ficha Técnica: A Batata


Autor: Joan Miró
Onde ver: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
Ano: 1928
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 101cm x 81,6cm
Movimento: Surrealismo

CONCURSO WIZO 2012 - PREMIAÇÃO EM BRASÍLIA

Nossa aluna Débora Dainesi Marcondes e sua orientadora Eliana Alves Nunes Dias, vencedoras do Concurso WIZO 2012 estiveram na sede da WIZO SP para o tradicional café da manhã que antecedeu o embarque das premiadas a Brasília. Foram recepcionadas pelas "chaverot" WIZO local e foram recebidas pela Embaixatriz Batia Eldad na Embaixada de Israel / Brasília.
A EE José Justino mais uma vez parabeniza a aluna Débora e a professora Eliana pelo excelente desempenho no Concurso desejando-lhes muitas alegrias e realizações nos próximos concursos. Parabéns!

Ainda em São Paulo - café da manhã antes do embarque para Brasília.
Detalhe para o quadro vencedor do concurso.

A vencedora Débora Dainesi Marcondes e sua obra-prima.

Momentos antes do embarque.

Embaixada de Israel.

Recepção calorosa na Embaixada - clima de descontração.










Momento Passeio por Brasília - Estádio Nacional "Mané Garrincha".

Início da Copa das Confedereções - Brasil x Japão

Artistas Globais - Débora Dainesi, Ernesto Lacombe (repórter da Globo cobrindo o início da Copa das Confederações) e Eliana Alves.

Visita à Feira da Torre - Brasília.


Parabéns Profª Eliana!

sábado, 15 de junho de 2013

365 DIAS DE ARTE

Alegoria dos Planetas e Continentes, de Giambattista Tiepolo

A pintura apresenta figuras que representam os quatro cantos do mundo (todos os continentes conhecidos na época), dispostos nas beiradas do teto.

Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo (15/03/1696 - 27/03/1770), foi um dos grandes mestres da pintura italiana.
Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
A obra de hoje foi encomendada pelo príncipe-bispo Karl Philipp Greiffenklau, que reinou de 1749 a 1757, quando morreu. Embora muito rico, o príncipe foi uma figura de menor importância histórica, imortalizado por Tiepolo com imensa inventividade e confiança como se fosse um herói poderoso.
A pintura apresenta figuras que representam os quatro cantos do mundo (todos os continentes conhecidos na época), dispostos nas beiradas do teto. Cada uma das figuras, de modo improvável, mas glorioso, presta homenagem a Karl Philipp, cujo retrato está suspenso no ar, sobre a Europa. Os deuses do Olimpo também são representados na pintura.
O artista era famoso pela velocidade com que trabalhava, além de sua grande criatividade. O teto é cheio de detalhes vividamente imaginados e representados, não só entre os seres humanos como também os animais. Outro ponto da obra que merece destaque é a maneira de como os detalhes são representados, de forma coerente e vibrantemente.


4 detalhes de "Alegoria dos Planetas e Continentes" se destacam:


1 - Europa
A figura que representa o continente europeu é menos impressionante à primeira vista do que as outras partes da pintura, consideradas mais exóticas. No entanto, tem grande dignidade, pois se assemelha à Juno, a rainha dos deuses. A rainha descansa a mão na cabeça de um touro, referência à Europa, personagem mitológica que também nomeia o continente.


2 - Ásia
A personificação da Ásia é uma figura que usa um turbante com jóias e monta um suntuoso elefante com adornos. A mulher faz um gesto de comando com a mão esquerda, mostrando a perícia do pintor como desenhista.


3 - América
Com seu espetacular cocar de penas, a América é uma das figuras mais ricas da pintura. Nessa época as "américas" eram, em geral, consideradas pouco civilizadas pelos europeus e a mulher é representada como uma selvagem nobre, com um arco pendurado no ombro.


4 - África
A África aparece seminua, assim como a América, mas suas vestes são mais refinadas. A pele escura contrasta com o tecido branco no qual a mulher está envolta, bem como os enormes brincos de ouro que ela usa. A mulher monta um camelo e é acompanhada por figuras de natureza morta.




Ficha Técnica: Alegoria dos Planetas e Continentes


Autor: Giambattista Tiepolo
Onde ver: Residenz, Würzburg, Alemanha
Ano: 1752 - 1753
Técnica: Afresco
Tamanho: 19m x 33m
Movimento: Barroco