quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Coroação de Napoleão, de Jacques-Louis David

Reza a lenda que Napoleão supervisionou o trabalho de David e visitava regularmente seu ateliê para verificar o progresso do pintor.


Jacques-Louis David (30/08/1748 - 29/12/1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou por anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
Nascido de uma próspera família parisiense, aos nove anos perdeu seu pai num duelo e sua mãe o entregou aos cuidados de seus tios abastados, que providenciaram para ele tivesse uma educação primorosa, porém nunca foi um bom aluno - sofria de um tumor na face que afetava sua fala e passava o tempo a desenhar. Desejava ser pintor, contrariando os planos de sua mãe e seus tios, que o queriam um arquiteto. Vencendo a oposição, tornou-se aluno de François Boucher, seguidor do rococó e o principal pintor da sua geração. Seu mestre não o aceitou como seu discípulo, enviando-o para um professor com tendências classicista e então o jovem ingressou na Academia Real.
Em 1774 viajou para Roma e lá executou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o proveu de inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo da vida. Tinha predileção pelos antigos mestres Rafael Sanzio e ao visitar Pompeia ficou maravilhado. Depois destas impressões tão marcantes decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.
A obra de hoje, pintada entre os anos de 1805 e 1808 encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França. O principal foco de atenção do quadro é o seu tamanho. Uma cópia da composição foi feita pelo próprio pintor oficial da corte francesa e encontra-se no Palácio de Versalhes.




Ficha Técnica: "A Coroação de Napoleão"


Autor: Jacques-Louis David
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1805 - 1808
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 979cm x 629cm
Movimento: Neoclassicismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário