quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

365 DIAS DE ARTE

O Quarto do Artista em Arles, de Van Gogh

No quadro, o artista representa a "espera" por seu amigo Paul Gauguin, que iria morar com ele. Várias evidências na tela demonstram isso.

Vincent Willem van Gogh (30/03/1853 - 29/07/1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo o suicídio. Sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.
O Museu Van Gogh está localizado em Amsterdã e é dedicado aos seus trabalhos e aos de seus contemporâneos.
O quadro apresentado hoje, " O quarto do Artista em Arles", tem três versões diferentes. A terceira dela foi pintada para a mãe de Van Gogh, enquanto esta estava em um asilo no sul da França.
No quadro o artista representa a "espera" por seu amigo Paul Gauguin, que iria morar com ele. Várias evidências na tela demonstram isso, como a cama com dois travesseiros, duas cadeiras, duas portas, duas jarras de água e, por fim, dois quadros. A cama, na lateral esquerda do quarto e encostada na parede, quase bloqueia a entrada pela porta lateral. Os dois quadros na parede acima da cama são um autorretrato e uma pintura de seu irmão Will.
O fato de os objetos serem pintados em paredes se explica porque Van Gogh esperava seu amigo Gauguin. Além disso, o artista vivia sozinho, expressando também a sua ansiedade por companhia. A janela entreaberta para dentro, bem como as portas, por exemplo, são representações da facilidade com que as pessoas entravam em sua vida.
A perspectiva do quadro não é matemática e menos ainda perfeita. Dá ao observador a sensação de que o quarto está flutuando. As cores das paredes, portas e móveis, bem como das molduras dos quadros e janelas, garantem a sintonia do quadro, que passa entre as cores análogas. Apenas o cobertor em cima da cama acrescenta contraste, já que desconversa com as cores predominantes nas paredes e portas.



Ficha Técnica: O Quarto do Artista em Arles


Autor: Vincent Van Gogh
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França
Ano: 1888
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 57,5cm x 74cm 
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário