segunda-feira, 14 de outubro de 2013

365 DIAS DE ARTE

O Milagre de São Marcos, de Tintoretto

A grande composição retrata a história do milagre de São Marcos ao libertar o escravo de um nobre da Provença que desobedecera seu senhor ao visitar o santuário de São Marcos.

Tintoretto, como era conhecido Jacopo Robusti (1518 - 31/05/1594) foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado "II Furioso", e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Comin, era "tintore" (tingia seda), o que lhe valeu o apelido.
A obra de hoje, feita para a "Scuola Grande di San Marco", foi considerada o divisor de águas na carreira do pintor. Na época, a pintura causou alvoroço em Veneza devido à natureza inédita de duas imagens e inicialmente foi rejeitada e devolvida. A obra inaugura um estilo considerado mais dramático do Maneirismo.
A grande composição retrata a história do milagre de São Marcos ao libertar o escravo de um nobre da Provença que desobedecera seu senhor ao visitar o santuário de São Marcos, em Lyon. A punição decretada pelo nobre, que encontra-se sentado no alto, à direita, foi a cegueira e a mutilação.
O corpo do escravo encontra-se estendido no chão, no centro da composição, cercado por observadores enquanto um homem se prepara para perfurar seu olho com uma estaca de madeira. Ao mesmo tempo, outro homem exibe os instrumentos de tortura.
Exatamente nesse momento surge São Marcos, vindo do alto para salvar o condenado. As figuras em primeiro plano contrastam com a serenidade da arquitetura clássica ao fundo que cerca um jardim - há ainda duas figuras no portão, totalmente alheias ao que se passa ali perto. Essas figuras aumentam a tensão e dramaticidade dos eventos que estão ocorrendo em primeiro plano.



3 detalhes de "O Milagre de São Marcos" se destacam:


1 - Pigmentos caros
Tintoretto adaptava seu estilo ao tipo de pintura e conforme o cliente. Dessa forma, pigmentos caros, como o azul-ultramar presente na obra, só eram usados amplamente em obras de clientes aristocráticos. Em geral, as cores mais frias eram substituídas por vermelhos e dourados.


2 - Texturas
O contraste de texturas utilizado pelo pintor fica visível no brilho do capacete, na solidez do martelo e nos estilhaços da estaca contra a carne branca e brilhosa do escravo deitado no chão.


3 - Poses dinâmicas
Poses dinâmicas, retorcidas e encurtadas como a figura de vermelho com costas e braços musculosos lembram a pintura maneirista. Entretanto, esse tipo de recurso não apresenta a mesma elegância.




Ficha Técnica: O Milagre de São Marcos


Autor: Tintoretto
Onde ver: Scuola Grande di San Marco, Veneza, Itália
Ano: 1542 - 1548
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 415cm x 541cm
Movimento: Renascimento

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