sexta-feira, 4 de outubro de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Virgem do Chanceler Rolin, de Jan Van Eyck

A obra apresenta uma minuciosidade magistral. Todo esse detalhismo era necessário porque a pintura estava destinada a ficar em uma pequena capela.

Jan van Eyck (1390 - 1441) foi um pintor flamengo do século XV. Fundador de um estilo pictórico gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. O artista é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos.
Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
Porém, não recorria com tanta frequência à perspectiva, pintando a madeira em que concebia seus quadros de branco, o que concedia à pintura um excepcional brilho e um ligeiro efeito de profundidade. A madeira ressequida era também polida. Dizem que o artista era muito inovador e até um pouco atrevido para a época. Inventou a tinta a óleo com secagem rápida e em 1425 casou-se com a Infanta de Portugal D. Isabel.
O trabalho hoje apresentado, foi encomendado por Nicolas Rolin, chanceler do Ducado da Borgonha, retrata a Virgem coroada por um anjo pairando sobre si, enquanto ela apresenta o menino Jesus para Rolin. A cena se desenrola dentro de um espaçoso alpendre de estilo italiano, com rica decoração de colunas e baixos relevos.
A paisagem ao fundo se assemelha a uma cidade com um rio e possivelmente é Autum, cidade natal de Rolin. Nela são retratados palácios detalhados, igrejas, uma ilha, pontes e torres, montes e campos, todos sujeitos a uma luz uniforme.




Ficha Técnica: A Virgem do Chanceler Rolin


Autor: Jan van Eyck
Onde ver: Louvre, Paris, França
Ano: 1435
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Gótico Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário