sexta-feira, 5 de abril de 2013

365 DIAS DE ARTE

Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul, de Henri Matisse

A obra é uma das últimas pinturas a óleo produzidas pelo artista.

Henri-Émile-Benoît Matisse (31/12/1869 - 03/11/1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na Arte Moderna.
Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul pertence a uma série de interiores pintada entre 1946 e 1948, época em que o pintor se aproximava dos 80 anos e estava preso à cama ou à cadeira de rodas, após uma cirurgia causada por um câncer em 1941.
O artista sempre demonstrou a sua predileção por interiores, especialmente quando apresentavam uma janela com vista para um jardim ou paisagem. Ainda que as cores sejam quentes e o desenho ousado, o quadro tem o objetivo de expressar a sensação de paz, já que o pintor prezava pela paz de espírito no seu ambiente de trabalho.


5 detalhes de "Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul" se destacam:


1 - Mesa
Matisse varia o ponto de vista nessa pintura, já que o impacto visual e a harmonia eram mais importantes para ele do que o naturalismo convencional. A mesa é um exemplo óbvio disso, já que é vista de cima, enquanto os outros objetos são vistos do nível dos olhos.


2 - Medalhão de argila
O medalhão é a primeira escultura do pintor que se conservou - um retrato de uma jovem que ele amava quando estudante. Matisse teve uma filha com essa jovem, mas foi abandonado por ela um ano depois.


3 - Forma e cor
As linhas fluidas e sinuosas da fruteira sobre a mesa lembram o movimento Art Nouveau, importante quando Matisse se estabelecia como pintor. O vigor das formas condiz com o vermelho e o azul.


4 - Vaso de flores
Embora a mesa seja vista de cima, o vaso é visto de lado. Matisse gostava de flores e tinha o hábito de incluí-las em seus quadros, como detalhe de uma composição figurativa ou de um interior.


5 - Vista da janela
A visão através de uma janela era um dos temas favoritos na obra de Matisse. Em particular, ele gostava de retratar janelas altas, que inundassem o ambiente com a luz mediterrânea.



Ficha Técnica: Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul


Autor: Henri Matisse
Onde ver: Kunstsammlung Nordhein-Westfalen, D'usseldorf, Alemanha
Ano: 1947
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 116cm x 89cm
Movimento: Fauvismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário