terça-feira, 2 de abril de 2013

365 DIAS DE ARTE

Homem com Violão, de Georges Braque

Homem com Violão é um exemplo quase perfeito de cubismo analítico, nome dado à fase inicial do movimento, no qual a imagem é representada por uma série de superfícies planas interconectadas.

Georges Braque (13/05/1882 - 31/08/1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Braque iniciou sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).
Em 1907 conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram.
Braque foi ferido na cabeça em 1915 e por dois anos esteve afastado da pintura, tendo retomado em 1917 focando-se em natureza-morta e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista.
O ponto de partida para a obra apresentada hoje foi o tema de uma figura única tocando um instrumento de cordas, como Pablo Picasso havia feito no ano anterior em uma obra denominada "Garota com Bandolim", considerada relativamente realista.
Em Homem com Violão, Braque demonstrou como uma figura pode ser reduzida a uma forma de abstração nunca antes imaginada. A tradicional perspectiva única do pintor foi substituída por perspectivas múltiplas em uma superfície em grande parte plana, com formas bi ou tridimensionais coexistindo de diversas maneiras.
Inicialmente a composição pode parecer desnorteada, mas o pintor oferece algumas pistas capazes de orientar o espectador. Elementos do violão, como as cordas e o corpo, emergem e uma forma diagonal, que vai do centro até a esquerda, indicando o braço da figura. O resultado é uma tela densa, mas sugestiva, que instiga a investigação.


3 detalhes de "Homem com Violão" se destacam:


1 - Negação da profundidade
Na superfície do quadro Braque pinta uma borla e uma tachinha, com o objetivo de destruir qualquer ilusão de profundidade. Com isso o pintor enfatiza que aquela, como todas as outras pinturas cubistas, é uma experiência e um projeto em constante evolução.


2 - Planos em camadas
O pintor se utiliza de uma sucessão de planos para criar volume. As camadas são pintadas de maneira a abstraírem progressivamente a imagem final. O artista ainda faz uso de pinceladas diagonais paralelas, pintadas como marcas de apagamento do quadro. Isso obscurece ainda mais as formas da cabeça do violonista, evitando que este seja humanizado pelo espectador.


3 - O fundo em primeiro plano
Braque usa pinceladas visíveis, feitas sobre tinta ainda fresca, para brincar com o observador. Quando o olho viaja pela tela, o fundo salta para o primeiro plano, em vez de recuar em profundidade. Isso permite que o pintor crie visões múltiplas do objeto retratado.




Ficha Técnica: Homem com Violão


Autor: Georges Braque
Onde ver: MoMa, Nova York, EUA
Ano: 1911 - 1912
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 116cm x 81cm
Movimento: Cubismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário