quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

É tempo de comemorar o ano concluído e cheio de realizações. É tempo de sonhar com as possibilidades de um ano novo que surge. Que 2014 traga Paz, Alegria e Prosperidade a todos os nossos colaboradores e para todos da "Família Justino".
Boas Festas e próspero 2014!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

365 DIAS DE ARTE

A Coroação de Napoleão, de Jacques-Louis David

Reza a lenda que Napoleão supervisionou o trabalho de David e visitava regularmente seu ateliê para verificar o progresso do pintor.


Jacques-Louis David (30/08/1748 - 29/12/1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou por anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
Nascido de uma próspera família parisiense, aos nove anos perdeu seu pai num duelo e sua mãe o entregou aos cuidados de seus tios abastados, que providenciaram para ele tivesse uma educação primorosa, porém nunca foi um bom aluno - sofria de um tumor na face que afetava sua fala e passava o tempo a desenhar. Desejava ser pintor, contrariando os planos de sua mãe e seus tios, que o queriam um arquiteto. Vencendo a oposição, tornou-se aluno de François Boucher, seguidor do rococó e o principal pintor da sua geração. Seu mestre não o aceitou como seu discípulo, enviando-o para um professor com tendências classicista e então o jovem ingressou na Academia Real.
Em 1774 viajou para Roma e lá executou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o proveu de inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo da vida. Tinha predileção pelos antigos mestres Rafael Sanzio e ao visitar Pompeia ficou maravilhado. Depois destas impressões tão marcantes decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.
A obra de hoje, pintada entre os anos de 1805 e 1808 encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França. O principal foco de atenção do quadro é o seu tamanho. Uma cópia da composição foi feita pelo próprio pintor oficial da corte francesa e encontra-se no Palácio de Versalhes.




Ficha Técnica: "A Coroação de Napoleão"


Autor: Jacques-Louis David
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1805 - 1808
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 979cm x 629cm
Movimento: Neoclassicismo

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CERTIFICAÇÃO PROJETO "REINVENTANDO" - PROFª TATIANE

1º Lugar - "As aventuras de Filó" por Carlos Miguel Zucherato

Participação da família

2º Lugar - "A formiga e seu exército" por Núbia de Campos Pereira

Família participativa

3º Lugar - "A Formiga Tanajura e seu gigante bumbum" por Camila Cristina Camargo

Nossos colaboradores - Gabriel D. Ribeiro

Colaborador Anderson Polato

Colaborador - Márcio Cruz

Colaborador - João Victor Cussolim
A EE José Justino parabeniza os alunos vencedores do concurso, agradece o trabalho dos alunos colaboradores e, em especial, parabeniza e agradece o bom trabalho de Leitura e Reescrita realizado pela Professora Tatiane Sitta.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

LEARN MORE...

O que significa a expressão "My way or the highway"?




It's my way or the highway! O que será que isso significa? Você certamente já deve ter ouvido essa expressão em algum filme, seriado, música...? 
Pois bem, muitas vezes nós falamos às pessoas para fazerem coisas do jeito como queremos. Elas devem fazer exatamente do modo como nós queremos que elas façam ou é melhor que elas nem façam. Isso vale para projetos, atividades, ideias, sugestões e mais uma série de coisas que podemos pedir às pessoas ao longo do dia.
Em português, é muito comum dizermos "Ou faz do meu jeito ou cai fora", "ou faz assim ou cai fora", "ou faz assim ou nem faz" e tantas outras que podem ser dita em vários cantos do Brasil. Há várias possibilidades de se expressar na nossa língua, porém, as citadas acima dão uma ideia do que se trata.
Em inglês, essa ideia é expressa dizendo "it's my way or the highway". Se traduzirmos ao pé da letra teremos "é do meu jeito ou a estrada (cai fora)". Nada complicado. Essa expressão é muito comum em inglês.

365 DIAS DE ARTE

O Quarto do Artista em Arles, de Van Gogh

No quadro, o artista representa a "espera" por seu amigo Paul Gauguin, que iria morar com ele. Várias evidências na tela demonstram isso.

Vincent Willem van Gogh (30/03/1853 - 29/07/1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo o suicídio. Sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.
O Museu Van Gogh está localizado em Amsterdã e é dedicado aos seus trabalhos e aos de seus contemporâneos.
O quadro apresentado hoje, " O quarto do Artista em Arles", tem três versões diferentes. A terceira dela foi pintada para a mãe de Van Gogh, enquanto esta estava em um asilo no sul da França.
No quadro o artista representa a "espera" por seu amigo Paul Gauguin, que iria morar com ele. Várias evidências na tela demonstram isso, como a cama com dois travesseiros, duas cadeiras, duas portas, duas jarras de água e, por fim, dois quadros. A cama, na lateral esquerda do quarto e encostada na parede, quase bloqueia a entrada pela porta lateral. Os dois quadros na parede acima da cama são um autorretrato e uma pintura de seu irmão Will.
O fato de os objetos serem pintados em paredes se explica porque Van Gogh esperava seu amigo Gauguin. Além disso, o artista vivia sozinho, expressando também a sua ansiedade por companhia. A janela entreaberta para dentro, bem como as portas, por exemplo, são representações da facilidade com que as pessoas entravam em sua vida.
A perspectiva do quadro não é matemática e menos ainda perfeita. Dá ao observador a sensação de que o quarto está flutuando. As cores das paredes, portas e móveis, bem como das molduras dos quadros e janelas, garantem a sintonia do quadro, que passa entre as cores análogas. Apenas o cobertor em cima da cama acrescenta contraste, já que desconversa com as cores predominantes nas paredes e portas.



Ficha Técnica: O Quarto do Artista em Arles


Autor: Vincent Van Gogh
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França
Ano: 1888
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 57,5cm x 74cm 
Movimento: Impressionismo

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VOCÊ SABIA?

Em que semana foi realizada a "Semana de Arte Moderna de 1922"?


A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro. O primeiro dia foi dedicado à pintura e escultura, o segundo dia tratou de literatura e poesia e o terceiro dia ficou para a música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.




LEARN MORE...


A expressão "COME TO THINK OF IT" é frequentemente usada no inglês falado. Algumas pessoas preferem dizer "COME TO THINK ABOUT IT". Não é errada, porém, o mais comum é o uso de "COME TO THINK OF IT. Seu significado em português é "PENSANDO BEM", expressão usada para adicionar algo que acabamos de perceber ou lembrar.

domingo, 1 de dezembro de 2013

VOCÊ SABIA?

Como foi a relação dos índios com a gripe?


"Desastrosa!", exclama Marina Lopes de Lima Villas Boas, esposa de Orlando Villas Boas e enfermeira, que trabalhou 20 anos no Parque Nacional do Xingu. Segundo ela, no início da colonização as crises de gripe provocaram muitas mortes entre os índios. Eles não tinham anticorpos contra os vírus recém-chegados da Europa. "No século XX, ainda, houve surtos bastante fortes, principalmente nos anos 20 e na década de 40", explica Marina.

Parque Nacional do Xingu


ENTREGA DOS CERTIFICADOS XVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA










sábado, 30 de novembro de 2013

CONCURSO WIZO 2013

Centenas de escolas da rede pública estadual participaram do certame cujos vencedores foram conhecidos no dia 11 de novembro durante a Solenidade de Premiação, que ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, prestigiada pelo nosso secretário de Estado da Educação, Prof. Herman Voorwald, que fez a entrega do primeiro prêmio à aluna e sua professora da cidade de Bragança Paulista. Novamente fomos agraciados com a "Menção Honrosa" recebida pela nossa aluna Débora Dainesi Marcondes e a Profª Eliana Alves.
Numa tarde repleta de emoções manifestadas através de depoimentos dos professores e alunos premiados, o cônsul de Israel Yoel Barnea disse que a ação da WIZO é uma das mais significativas no sentido de criar uma geração sadia e formadora de opinião através da Arte.
A solenidade da 25ª edição do Concurso WIZO foi concluída com a distribuição de brindes e prêmios.
A seguir, algumas imagens da preparação para a participação no Concurso WIZO 2013. Parabéns Profª Eliana pelo excelente trabalho desenvolvido e à aluna Débora!













PREMIAÇÃO IV CONCURSO DE DESENHO DE TOYAMA 2011

O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama é realizado, desde 1997, pelo Governo de Toyama, com a finalidade de estimular a participação da população local e internacional em eventos culturais, bem como aprofundar a consciência internacional de seus cidadãos.
O Estado de São Paulo participa desde 2007 do Festival de Toyama, realizando o concurso de desenho entre os alunos da rede estadual de ensino. Os desenhos selecionados são expostos durante o Festival Infantil e o Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama. Este concurso promove o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo e além do Estado de São Paulo - Brasil, participaram também alunos da Província de Liaoning e de Xangai - China, Província de Gangwon - Coréia do Sul, Território de Primor Sky - Rússia e Estado do Oregon - Estados Unidos.
O tema escolhido para o IV Concurso de Desenho de Toyama 2011 foi: "São Paulo/Brasil: aqui tem Cultura Japonesa", focado nas tradições e cultura japonesa presentes nas diferentes regiões do Estado de São Paulo.
O trabalho do nosso aluno Diego Henrique Afonso foi selecionado para participar da referida exposição na província de Toyama no Japão. A obra "Símbolos Japoneses" destacando e valorizando a importância, respeito e reconhecimento da cultura japonesa em nosso Estado. Parabéns Diego e Profª Eliana!